PMA ministra minicurso e palestra em mesa redonda

Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

Assessoria


Policiais do Núcleo de Educação Ambiental participam do Fórum de Educação Ambiental de Mato Grosso do Sul, que será aberto amanhã (07), às 08h30 na Universidade Católica Dom Bosco – UCDB e terminará na quinta-feira (09), às 17h, com as discussões relativas à Política Estadual de Educação Ambiental, discussões estas que tratam do aprimoramento do Projeto de Lei para a construção da Política.

Além de participar de todas as discussões durante o Fórum, os policiais militares ambientais ministram na quarta-feira um minicurso com 4 horas de duração, expondo a forma que a PMA tem desenvolvido a Educação Ambiental (com oficinas atrativas dos temas discutidos) e discussões com professores e demais inscritos no minicurso, sobre outras formas de debater temas ambientais com os alunos, de forma que se prenda a atenção deles para o que se quer discutir. Atualmente, nos trabalhos de Educação a PMA trabalhada palestras nas oficinas dos seguintes temas:

1. Reciclagem de papel, com palestra sobre os problemas relacionados aos resíduos sólidos.

2. Visitação ao museu de animais e peixes taxidermizados (empalhados), com palestra sobre fauna, pesca, atropelamentos de animais silvestres.

3. Ciclo da Água, com palestras sobre o uso sustentável, poluição e escassez dos recursos hídricos (Ponta Porá).

4. Casa da Energia. Trata-se de uma maquete de uma residência com todos os locais de consumo de energia (lâmpadas, chuveiros, ar condicionado, geladeira, microondas etc...). Com esta oficina é realizada a discussão e informação sobre os tipos de energia e a importância ambiental de se economizar este recurso.

5. Apresentação do teatro de fantoches, com peças sobre as questões ambientais, como: desmatamentos, incêndios florestais e resíduos sólidos.

A importância de se trabalhar a Educação Ambiental com o modelo de oficinas é que se consegue ter mais atenção das crianças e adolescentes para os temas debatidos. Eles aprendem na prática, vivenciando os problemas por meio dos materiais expostos. Como ambiente é um complexo, ao final das oficinas e das explicações, os alunos conseguem entender melhor esta interligação entre os entes ambientais e a importância da conservação ambiental na qualidade de vida da população humana.

Mesa redonda – Em uma mesa redonda denominada Educação Ambiental em espaços escolarizados, a PMA apresentará um histórico de toda a experiência de trabalho de Educação Ambiental desenvolvido nos seus 25 anos de existência, até chegar ao formato atual. Ou seja, em Campo Grande com Oficinas citadas, em Dourados com o labirinto ambiental (labirinto com os ambientes de degradação montados, até que os participantes chegam ao que seria um ambiente equilibrado) e, Sala de Aula Flutuante, em Corumbá, sendo este projeto desenvolvido em uma embarcação de grande porte, onde os alunos fazem um passeio pelo rio Paraguai e assistem a palestras com discussões sobre temas regionais e globais.

A PMA considerada extremamente proveitoso o trabalho Educacional, haja vista, toda a movimentação da população em defesa das questões ambientais. O Comando acredita que, só por meio da Educação Ambiental, com crianças e adolescentes, as infrações e crimes ambientais diminuirão e, as decisões deles, que no futuro estarão no Comando das ações no País, com certeza, serão mais planejadas do que estão sendo agora.

Clique aqui e leia sobre a atuação da PMA no Assentamento Teijin.
 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!