Proposta da Anatel é vantajosa para TIM e Claro

De acordo com a proposta, para serem consideradas sucessivas e não haver cobrança na segunda chamada

Redação


A proposta de não cobrar pela segunda ligação em caso de interrupção na chamada, aprovada pelos conselheiros da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicação), é economicamente mais vantajosa para os clientes que têm planos de tarifação por chamada, oferecidos pela Claro e TIM. A análise é do presidente da Teleco, empresa de consultoria em telecomunicações, Eduardo Tude.

Isso porque, para os clientes que pagam por chamada, a segunda ligação, dentro do prazo estipulado pela Anatel, será gratuita. Já os clientes tarifados por minuto (Oi e Vivo) pagarão menos pela segunda chamada, mas serão cobrados.

Nesta sexta (17), em caso de interrupção, o cliente de um plano por chamada paga outra ligação. O consumidor do pacote de minutos paga pelo tempo que falar, com cobrança mínima de 30 segundos. Pela proposta da Anatel, a segunda chamada pagará apenas os segundos efetivamente utilizados. Por exemplo, se a ligação cair com 20 segundos e for feita uma segunda chamada de mais 20 segundos, ele pagará apenas 50 segundos – 30 s da primeira e 20 s da segunda ligação. Hoje ele paga por 60 segundos – 30 s da primeira e 30 s da segunda chamada, mesmo quando a ligação cai antes desse período.

De acordo com a proposta, para serem consideradas sucessivas e não haver cobrança na segunda chamada, as ligações deverão ser refeitas no intervalo máximo de 2 minutos entre os mesmos números de origem e destino. O número de origem tem de ser celular, mas o número de destino pode ser celular ou fixo.

Sugestões - A Anatel recebe até o dia 25 de agosto sugestões sobre a nova proposta de tarifação. Qualquer pessoa poderá enviar contribuições. As sugestões podem ser feitas no site www.anatel.gov.br. É preciso fazer um cadastro e não são aceitas sugestões anônimas.

A TIM se antecipou e disse que vai implantar esse modelo nos próximos dias para os clientes do Nordeste – não há previsão de quando o benefício chega a São Paulo. A Claro informou que vai contribuir com sugestões na consulta. Oi e Vivo disseram que não iriam comentar a proposta da Anatel.

Diário SP
 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!