Monitoramentos no Parque Estadual Várzeas do Rio Ivinhema não registraram incêndio

Assessoria


Equipes de administração e monitoramento do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema saíram do local no domingo (02), após uma semana de trabalhos e atividades de limpeza, e não registraram nenhum foco de incêndio.

Conforme o gerente de Unidades de Conservação (GUC) do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Leonardo Tostes, informações inverídicas foram publicadas sobre um incêndio no Parque. “O Parque não teve incêndio conforme informações de notícias locais. Houve um pequeno foco de incêndio há dias atrás, que surgiu dentro de uma ilha no Parque e não teve consequências”, afirmou Leonardo.

Uma equipe composta por quatro agentes do Imasul e dez brigadistas, junto ao guarda-parque, que fez a manutenção da área, esteve no local na última semana. “Não constatamos incêndio algum. Tivemos no Parque realizando limpeza e manutenção. Realizamos monitoramento constante no Parque e visitas bimestrais. O Imasul está presente nas ações e no monitoramento da unidade de conservação”, destacou o gerente de Conservação do Imasul.

O parque possui uma brigada anti-incêndio mantida pelo Ibama, localizada em Jateí. Também está em fase de contratação mais dois casais de zeladores para atuarem nas ações de manutenção do Parque.

O último incêndio registrado no local aconteceu em março deste ano, quando o fogo avançou sobre uma área de 52 mil hectares. A perícia deste incêndio apontou causas naturais. “A região é propícia a raios, que acabam causando incêndios”, afirmou Leonardo.

Parque de Ivinhema

O Parque Estadual da Várzea do Rio Ivinhema (Pevri) é a primeira unidade de conservação criada em MS e o primeiro parque a ter o plano de manejo publicado e a zona de amortecimento criada por decreto.

O Pevri possui 73.345 localizados na Bacia do Rio Paraná, abrangendo os municípios de Jateí, Naviraí e Taquarussu. Criada em dezembro de 1998 (governo Wilson Martins), motivada pela medida compensatória da Usina Hidrelétrica Eng. Sérgio Motta/CEesp, foi a primeira unidade de conservação em MS constituída no Estado.

O parque tem como objetivos conservar os fragmentos de florestas, os remanescentes de várzea e ecossistemas associados dos rios Ivinhema e Paraná e manter mecanismos de regulação natural das bacias hidrográficas locais, promovendo a preservação da diversidade genética das espécies que habitam o Pevri, principalmente aquelas ameaçadas de extinção.

Plano de Manejo

Aprovado em fevereiro de 2009, o Plano de Manejo do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema é um documento técnico onde, utilizando-se metodologias de planejamento e gestão ambiental, foi determinado o Zoneamento da Unidade de Conservação, caracterizando cada uma de suas áreas e respectivos programas de manejo, propondo seu desenvolvimento físico/espacial, de acordo com suas finalidades. O plano terá vigência de cinco anos.

O Plano de Manejo do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema é dividido em cinco tópicos da seguinte forma: informações gerais sobre a unidade de conservação, contextualização federal do Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, contexto estadual, onde está definido um corredor de biodiversidade Cerrado-Pantanal e aspectos da vegetação e uso e ocupação de solos, contexto regional, onde estão identificadas as Zonas de Amortecimento e a análise da unidade de conservação.

UCs

As Unidades de Conservação (UCs) em Mato Grosso do Sul foram criadas para preservar toda a diversidade ambiental que as regiões do Estado abrangem, através de um sistema amplo e flexível, incluindo categorias de proteção integral e uso sustentável. O Estado apresenta ainda inovações, como as Estradas-Parque e Rio Cênico.

Em Mato Grosso do Sul existem 11 unidades de conservação. São elas: Parque Estadual do Pantanal do Rio Negro, Parque Estadual do Prosa, Parque Estadual da Serra da Bodoquena, Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari, Parque Estadual das Matas do Segredo, APA Estrada-Parque de Piraputanga, APA Rio Cênico Rotas Monçoeiras-Rio Coxim, Monumento Natural da Gruta do Lago Azul, AEIT Estrada-Parque do Pantanal, Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e Monumento Natural Rio Formoso.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!