Educação e investimentos desnecessários ou falta de compromisso

Sandro de Almeida


O governo de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB) e o secretário de segurança pública Wantuir Jacini, não se mostram nenhum pouquinho preocupado com a segurança pública do estado e principalmente a de Nova Andradina.

Sem sentir na pele nos bastidores da segurança pública de Nova Andradina é o que cada cidadão que critica ou que fazem comentários sem saber o que realmente se passa por de traz de uma lente fotográfica, é muito fácil. Fácil também é ficar apontando erros sem saber o que realmente poderia ser correto para ajustar o que todos chamam de “erros” na segurança pública.

Aumento de crimes, como roubos, furtos, tráfico de drogas entre outros crimes, começam dentro de casa, dentro da família que não cuida, não cria, não educa os filhos como se devem criar no século em que vivemos, com tecnologias e substâncias tóxicas que se evoluíram ao decorrer dos anos.

No passado se uma criança ao menos pegasse em uma garrafa ou latinha de cerveja, os pais já batiam e aconselhavam, hoje, o que vemos são crianças bebendo junto com os pais sem nenhuma punição, os pais apoiam, de festa em festa, os adolescentes vão tomando rumos diferentes, da bebida para o cigarro, do cigarro para a Maconha, da Maconha para substâncias mais fortes e assim do vício, a cadeia ou a morte.

Exemplos variados têm de monte em Nova Andradina, casos de famílias que foram destruídas e estão sendo destruídas diariamente por problemas com o tráfico de drogas, que se o estado não acolhe, o tráfico acolhe.

O problema é a polícia? O problema é o Poder Judiciário? O problema é o Poder Público?

Não. O problema é você que escolheu um governo que não faz nada pelo povo e sim somente para ele e sua cúpula, depois que você escolheu o seu governo, todas aquelas promessas de palanque, não saem nem sequer do papel, ficou mesmo no microfone.

André Puccinelli deixou a classe da segurança pública no “lixo”, policiais trabalham com uniformes precários, cortou a higiene de repartições pública de segurança – como produtos de limpeza, cafezinho, diarista entre outros – viaturas se amontoando nos pátios quebradas sem dinheiro para consertá-las, policiais trabalhando em desvios de função, policiais precisando de tratamentos psicológicos, a cidade precisando de mais policiais para trabalhar, mas o que se vê, são gigantescas obras sendo executadas e dinheiro sendo retornado aos bolsos dos fanfarrões da política do estado, segurança não dá retorno financeiro aos bolsos da politicagem, por isso não há investimento.

Outro grande problema, são as cadeias superlotadas, os fungos, mofo que gera dentro de um cela é igual você deixar uma pão dentro de uma vasilha tapada e abrir depois de 10 dias, o cheiro é o mesmo, o cara errou, sim, mas mesmo preso ele tem que ser digno de ter uma vida normal e não anormal como se vê em Nova Andradina.

Talvez o seu erro, vem do berço que o criou – ou seja, não criou, se criasse e educasse, não teria esse fim, cadeia ou morte, ai vem, que culpa o estado têm, a culpa do estado é porque durante a fase de desenvolvimento desse jovem, ele não teve oportunidade social, oportunidade de crescer como um cidadão normal, com cursos educacionais, cursos profissionalizante, incentivos entre outros afim, que o estado tem como comprometimento com o cidadão que paga seus impostos para nascer, viver e morrer, mas ele só pensa, em obras.
 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!