Universitário de Angélica passa em seleção para estágio em fazendas Americanas

“Bruno Vinícius, foi o único de Mato Grosso do Sul a passar na seleção da International Farmer Aid Association (IFAA)”

José Antônio de Andrade


Morador de Angélica, o jovem Bruno Vinícius da Silva Candido de Souza de 21 anos, aluno do 3º ano do curso de “Tecnologia em Produção Sucroalcooleira” da UEMS de Gloria de Dourados, foi o único representante do Mato Grosso do Sul selecionada e aprovado para participar no programa de estágio prático em fazendas Norte Americanas da International Farmer Aid Association (IFAA). O estágio de Bruno irá ter inicio no dia 19 de Agosto deste ano, devendo prolongar-se até o dia 18 de Agosto de 2014.

Bruno deverá visitar fazendas e empresas agro, visitar lugares interessantes, e ter algum entretenimento. Visitar Universidades, como Universidade de Wisconsin , Iowa State University , California State University - Fresno e Universidade do Havaí , que muito contribuiu na organização de seminários para IFAA estagiários.

Nesses 12 meses, Bruno Vinícius contará com o apoio dos experientes funcionários da IFAA, dos fazendeiros profissionais Americanos, acostumados a receber Brasileiros e dos familiares no Brasil. O suporte da família é muito importante durante o período de estágio, que mesmo distantes poderão encorajar o jovem para sobrepor as dificuldades de língua, clima, cultura e das saudades. Cada desafio de Bruno, o tornara mais forte, maduro, com autoconfiança e determinação para ser ótimo profissional ao retornar ao Brasil.

“Estarei fazendo o estágio em uma fazenda produtora de milho, ligada à produção de biodiesel. Meu desejo é voltar ao Brasil, para Angélica e aplicar os novos conhecimentos, em novas atividades na região, que hoje é um polo na produção de açúcar e álcool. Conclui”.

Seminários é uma grande oportunidade de Bruno aumentar seus conhecimentos sobre a agricultura e o modo de vida americano, para conhecer outros estagiários *IFAA* de diferentes países (Japão, Coreia do Sul, Bolívia e Paraguai) e para fortalecer os laços de amizade e boa vontade entre as diferentes culturas.

Certificado de Conclusão
Ao completar o curso, Bruno receberá um certificado de conclusão da IFAA durante um cerimonial formal que contará ainda com os demais estagiários representantes do Brasil.

História da IFAA

Desde 1952, mais de 7500 pessoas de 14 países diferentes, participaram do programa de treinamento de liderança e aprendizado prático de habilidades agrícolas. O programa surgiu da iniciativa do Sr. Koda, um imigrante japonês e produtor de arroz na Califórnia.

O Sr. Koda em conjunto com o "Farm Bureau" da Califórnia e o governo do Japão elaboraram o programa com o objetivo de educar jovens agricultores Japoneses sobre as técnicas agrícolas usadas nos Estados Unidos para incrementarem a agricultura do Japão.

Em 1982 surgiu a IFAA que desde então tem dado continuidade aos propósitos do Sr. Koda, contribuindo para o sucesso de muitos jovens agricultores de várias partes do globo com o seu programa de estágio prático.

Recebidos em fazendas norte americanas dos mais variados tipos e tamanhos, estes jovens embaixadores civis, tem vindo aos Estados Unidos aprimorar seus conhecimentos e experiências agropecuárias. Além disso, aproveitam a oportunidade para conhecer melhor a cultura Norte Americana e seu idioma. Como consequência disso; muitas amizades internacionais duradouras são formadas.

Após retornarem para suas casas, muitos ex-estagiários tornam-se respeitados líderes em vários campos de atuação. A maioria dessas pessoas está operando fazendas e outros empreendimentos agrícolas, com sucesso, em seus próprios países. Favorecendo, dessa forma, a capacidade de produção de alimentos nestes países.

Corporação sem fins lucrativos
A IFAA é uma organização privada, sem fins lucrativos, com seu escritório principal na Califórnia, EUA. A IFAA depende de fundos originados dos fazendeiros que recebem estagiários para manter suas funções administrativas, atividades educacionais e serviços prestados aos participantes nos EUA.
 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!