Solenidade reafirma articulaçã​o política em prol de assentamen​tos de Nova Andradina

Evento realizado em Nova Casa Verde contou com a presença do prefeito Roberto Hashioka, governador André Puccinelli, vice-governadora Simone Tebet, deputados estaduais e federais, vereadores e gestores da região

Da Assessoria


A solenidade de entrega de Títulos de Propriedade do PA Casa Verde e das Declarações de Aptidão ao Pronaf – DAP’s a assentados do PA Teijin, somada à inauguração de Unidade Habitacionais, reuniu no Clube do Laço Dilson Casarotto, neste sábado (29), em Nova Casa Verde, representantes políticos de todo o Mato Grosso do Sul.

Anfitrião do evento, o prefeito Roberto Hashioka ressaltou todo trabalho desenvolvimento em prol dos assentamentos da região. “Naquela oportunidade, enquanto Regional do Dersul, tivemos a responsabilidade de abrir 170 quilômetros de estradas do Assentamento Casa Verde, dando a oportunidade para cada família adentrar em seu lote, produzir e conquistar o seu direito à cidadania”, relembrou.

Hashioka também elencou parcerias e adiantou ações do Governo Municipal que serão desenvolvidas em Nova Casa Verde, entre elas 430 metros de drenagem, a pavimentação de aproximadamente 20 mil metros quadrados de asfalto e a efetivação da Subprefeitura de Nova Andradina na localidade. “Para o asfaltamento destas ruas serão R$ 700 mil de emenda do deputado federal Vander Loubet e outros R$ 342 mil do Governo Municipal de Nova Andradina”, salientou.

O chefe do Executivo municipal também frisou o apoio dado à época da implantação do Assentamento Teijin, período em que exerceu por duas vezes o mandato de prefeito (2001-2004 e 2005-2008). “Encontrei o ministro da época, Raul Jungmann, e coloquei a situação em que se encontravam as famílias às margens das rodovias estadual e federal e o sacrifício que era, especialmente para as crianças”, comentou.

“Colocado isso, eu quero aqui reconhecer a força que tem cada cidadão e cada cidadã que aqui moram. São homens e mulheres que através do seu suor e do seu trabalho tem participado efetivamente do processo de desenvolvimento desta região”, complementou o prefeito.

Na mesma linha, a deputada estadual Dione Hashioka destacou a união da classe política. “Com o empenho do Governo do Estado, Governo Municipal, Assembleia Legislativa, Câmara Federal e Senado Federal, com certeza somos fortes. Exemplo disso é que esta união traz aqui hoje a consolidação dos lotes de Casa Verde e a entrega das DAP’s aos assentados da Teijin”, acrescentou a parlamentar.

“O Governo do Estado esteve, está e estará à disposição para que possamos, integrando-nos, fazer muito mais para a população e para os assentamentos. Viva a agricultura familiar, viva a reforma agrária e viva o futuro município de Nova Casa Verde, que a deputada estadual Dione Hashioka irá fazer o projeto de lei e nós iremos sancionar”, assegurou o governador André Puccinelli.

Para o deputado federal Vander Loubet, o evento ratifica a importância da união política em busca de benefícios a todos os assentados de Mato Grosso do Sul, fortalecendo-os para a eventual emancipação destas localidades. “É o compromisso de preparar o distrito para poder transformá-lo em município, por isso é um movimento importante”, analisou.

O presidente da Câmara de Vereadores, Newton Luiz de Oliveira, também reforçou a solenidade. “É uma data que marca a história de Nova Casa Verde e de Nova Andradina, pois sabemos dos problemas enfrentados, mas hoje temos aqui o governador, a vice-governadora, três deputados federais e seis estaduais, além de prefeitos da região, isso mostra que o momento está sendo mudado”, comentou.

Para o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) Celso Cestari, eventos como o realizado em Nova Andradina tem contribuído para o fim do preconceito contra os assentados. “Isso também é fruto da atuação da classe política que vem junto conosco. Por isso a importância de fazermos uma saudação às nossas bancadas estadual e federal e, em especial, ao prefeito Roberto Hashioka, que é um companheiro de várias batalhas”, agradeceu.

Organizado pelo Incra e com o apoio da Prefeitura de Nova Andradina, simultaneamente à cerimônia, também foi realizado em Nova Casa Verde o “Mutirão da Cidadania”. A ação social atuou na disponibilização de diversos serviços públicos oferecidos pelo Governo Municipal, envolvendo todas as secretarias que compõem a administração.

Além do prefeito Roberto Hashioka e do governador André Puccinelli, o evento contou com a presença dos prefeitos Beto Sãovesso (Batayporã), Nilza Ramos (Novo Horizonte do Sul) e Roberto Nem (Taquarussu), vice-governadora Simone Tebet, deputados federais Antonio Carlos Biffi e Akira Otsubo e deputados estaduais Amarildo Cruz, Cabo Almi, Tetila, Mara Caseiro e Paulo Correa.

Também esteve presente o vice-prefeito Milton Sena, delegado federal do MDA João Grandão, comandante-geral da Polícia Militar Carlos Alberto David dos Santos, secretário de Articulação de Desenvolvimento Nelson Trad e os vereadores Edson Tolotti, Marião da Saúde, Zé Bugre, Quemuel de Alencar, Adriano Palopoli, Vicente Lichoti, Ricardo Lima e Valter do Anzai.

O evento contou ainda com a participação dos secretários de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado Márcio Costa, de Infraestrutura e Serviços Públicos Elizabeth Sumiko Anami Nogueira, de Finanças e Gestão Arion Aislan e de Políticas Públicas para Mulher Jozeli Chulli.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!