PMA autua fazendeiro por armazenamento irregular de agrotóxicos

Da Redação


Policiais Militares Ambientais de São Gabriel do Oeste autuaram ontem (12) um pecuarista de 51 anos por armazenamento de forma inadequada de embalagens de agrotóxicos. A PMA localizou a infração quando realizava fiscalização em uma fazenda, no município e deparou com os produtos perigosos armazenados de forma inadequada, com riscos de contaminação ambiental e humana.

O armazenamento do produto perigoso do tipo herbicida, inseticida e acarecida de diversas marcas ocorria em um barracão e estava junto a sementes e implementos agrícolas e outros produtos e não havia isolamento, nem contenção para possível vazamento dos produtos e sobre uma lona, expostos a chuvas e enxurradas. Também não havia rótulos de riscos no local, nem placas de advertência, contrariando as normas técnicas e a legislação ambiental, bem como a bula dos próprios produtos.

A PMA confeccionou um auto de infração administrativo contra o infrator, residente em São Gabriel do Oeste e arbitrou multa de R$ 30 mil e o notificou a dar a destinação adequada às embalagens vazias dos produtos perigosos em 48h.

O autuado, residente em São Gabriel do Oeste também responderá por crime ambiental, previsto pelo artigo 56 da Lei 9.605/1998.  Se condenado, poderá pegar pena de um a quatro anos de reclusão.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!