Corregedor da Polícia Civil cai após denúncia


A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (21) a troca do atual corregedor da Polícia Civil, Nestor Sampaio Penteado Filho, pelo delegado Domingos de Paula Neto. O anúncio acontece em meio a uma investigação do Ministério Público de São Paulo sobre um suposto esquema de cobrança de propina por parte de agentes da Corregedoria de policiais que estavam na mira do departamento.

A investigação foi divulgada nesta segunda-feira pelo jornal “O Estado de S. Paulo”, que relata que um vídeo gravado por câmeras do Departamento de Investigações Criminais, o Deic, mostra uma suposta facilitação de fuga de investigadores que seriam presos.

A investigação do Ministério Público começou no início de 2014. Os promotores indiciaram sete policiais, sendo que alguns ainda estão na Corregedoria.

Membros do departamento receberiam até R$ 50 mil para proteger policiais corruptos e passar informações sobre o planejamento de operações do Ministério Público Estadual e sobre o recebimento de denúncias feitas por vítimas de extorsões de policiais.

Os policiais que aparecem nas imagens registradas no Deic já estão presos, segundo o secretário da Segurança, Alexandre de Moraes.

Segundo o titular da pasta, toda a equipe da Corregedoria será trocada. "Há indícios contra vários investigadores que atual na Corregedoria. Não há indícios em relação ao corregedor atual, o Dr. Nestor. Em nenhuma das gravações que nos foram enviadas, mas entendi por bem trocar a corregedoria por motivo seimples: não é razoável que o próprio corregedor investigue a atual equipe", disse.

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) também comentou o caso na manhã desta segunda e disse que os policiais civis envolvidos no esquema de corrupção e pagamento de propina para ter proteção da Corregedoria podem ser expulsos da Corporação. "Os policiais envolvidos, todos eles, responderão processo e se for confirmado e se comprovado serão expulsos da Corporação. E responderão civil e criminalmente", afirmou.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!