Bonito e Pantanal irão sediar a primeira Adventure Week no Brasil

Da Redação


Atrativos turísticos e a natureza foram algumas das características favoráveis para a escolha de Bonito e Pantanal como sede da Adventure Week 2016. A edição, realizada pela primeira vez no Brasil, acontece em abril e oferecerá aos operadores, agentes de viagem e jornalistas uma semana intensa de Ecoturismo e Turismo de Aventura através de passeios, palestras e rodadas de negócios.

O evento é realizado pela ATTA (Adventure Travel Trade Association), em parceria com a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) e apoio do Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, através da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul (Fundtur-MS), Associação Brasileira de Ecoturismo e Turismo de Aventura (Abeta) e prefeituras de Corumbá e Bonito.

Neste domingo (3), representantes da ATTA, da Embratur e técnicos da Fundtur-MS, Secretaria de Turismo de Bonito e Fundação de Turismo de Corumbá iniciaram um roteiro de inspeção em Corumbá, na quinta-feira (7) até terça-feira (12) as equipes estarão em  Bonito. A ação de inspeção tem por objetivo avaliar a qualidade do roteiro previamente estabelecido visando um melhor potencial de promoção.

Conforme o diretor-presidente da Fundtur-MS, Nelson Cintra, a ação só foi possível pelo esforço das prefeituras, secretaria de Turismo de Bonito, Fundação de Turismo de Corumbá e da Embratur na captação da ação para o Brasil.

“O evento é mais uma grande oportunidade de promover nossos destinos e produtos aos operadores de turismo e imprensa internacional especializada. Importante momento também para o trade local, que terá a oportunidade de fazer contato direto com grandes operadoras internacionais, visando contatos comerciais para o incremento do fluxo turístico internacional”, destacou Cintra.

A semana do evento (3 a 10 de abril) reunirá 30 operadores de viagens, que conhecerão os destinos turísticos a serem trabalhados nos países emissores. Mais de 15 operadoras norte-americanas participarão de workshops para preparar os operadores a vender os dois destinos nacionais.

A ATTA é uma organização global dedicada a unificar, promover e estabelecer um crescimento responsável no mercado do turismo de aventura.

Turistas de natureza

Dados do Ministério do Turismo registram que 19% do total de turistas que visitam o Brasil apontam o Ecoturismo e o Turismo de Aventura como motivação central de sua viagem. Os turistas de aventura e de ecoturismo gastam, em média, US$ 3 mil por viagem, valor que representa quase o dobro da média geral. As viagens desse público duram, em média, oito dias, e eles estão dispostos a pagar mais por experiências emocionantes e autênticas.

O potencial do Brasil para o Ecoturismo e o Turismo de Aventura é reconhecido mundialmente. Segundo o Fórum Econômico Mundial (WEF), o Brasil ocupa o 1º lugar em recursos naturais no planeta e o 28º lugar no Índice de Competitividade Internacional do Turismo. No entanto, está em 102º lugar como País mais fechado do mundo e 137º mais difícil para abrir um negócio de turismo.

Assessoria de Comunicação da Fundação de Turismo de MS, com informações Embratur

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!