Estagiário de Angélica já desbrava em fazendas Americanas

“Bruno Vinícius, foi o único de Mato Grosso do Sul selecionado para estagiar na International Farmer Aid Association”

José Antônio de Andrade


O jovem de Angélica, Bruno Vinícius da Silva Candido de Souza de 21 anos, aluno do 3º ano do curso de “Tecnologia em Produção Sucroalcooleira” da UEMS de Glória de Dourados, único representante de Mato Grosso do Sul, selecionada e aprovado para participar no programa de estágio prático em fazendas Norte Americanas da IFAA – International Farmer Aid Association já esta estagiando em Solo Americano, desde o início da segunda quinzena deste mês de agosto. O estágio de Bruno teve início no último dia (19), com duração de um ano.

Bruno que esta residindo na fazenda O'neill na cidade de Cody, Estado de Nebraska, mantém uma extensa rotina de visitas a fazendas e empresas ligadas ao Agronegócio daquele país. Mas conforme Bruno, em contato com reportagem do Jornal da Nova, ainda sobra tempo para visitar lugares interessantes, e ter algum entretenimento, conforme imagem de Bruno, empunhando a bandeira canarinho, na praia da linda cidade de Chicago/USA.

Ainda conforme ele, esta sendo um pouco difícil acostumar com a cultura e com a língua, mas considera desafios importantes. Um passo a diante em sua vida pessoal e profissional. “É muito grande a saudade do Brasil, da família e dos amigos. É o que mais dói. São eles, a minha maior motivação para seguir em frente. Em uma primeira observação; vejo que a agricultura daqui é muito avançada, pois não requer muito manejo e nem muitos agrotóxicos, e mesmo assim, a produtividade vem da forma de cultivo e de preparo. A safra do trigo já esta chegando ao fim e logo começa a colheita do milho. Os equipamentos daqui são de ultima geração..., com “GPS” e tudo, oque facilita a colheita e a produção”, observa.

Durante os 12 meses de curso, Bruno Vinícius contará com o apoio dos experientes funcionários da IFAA, dos fazendeiros profissionais Americanos, acostumados a receber Brasileiros e dos familiares no Brasil. O suporte da família é muito importante durante o período de estágio, que mesmo distantes poderão encorajar o jovem para sobrepor as dificuldades de língua, clima, cultura e das saudades. Cada desafio de Bruno, o tornara mais forte, maduro, com autoconfiança e determinação para ser ótimo profissional ao retornar ao Brasil.

Bruno Vinícius faz o estágio na fazenda O'neill na cidade de Cody, uma das maiores produtoras de milho dos “EUA”, ligada à produção de biodiesel. Seu desejo é voltar ao Brasil, para Angélica precisamente, e aplicar os novos conhecimentos, em novas atividades na região. Hoje considerada um dos principais pólos na produção de açúcar e álcool do Brasil.

Certificado de Conclusão
Ao completar o curso, Bruno receberá um certificado de conclusão da IFAA durante um cerimonial formal que contará ainda com os demais estagiários representantes do Brasil.

Corporação sem fins lucrativos
A IFAA é uma organização privada, sem fins lucrativos, com seu escritório principal na Califórnia, EUA. A IFAA depende de fundos originados dos fazendeiros que recebem estagiários para manter suas funções administrativas, atividades educacionais e serviços prestados aos participantes nos EUA.
 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!