PMA autua fazendeiro por derrubada e exploração ilegal de madeira

Da Redação


Neste sábado (20), durante fiscalização nas propriedades rurais no município de dois Irmãos do Buriti, policiais da PMA (Polícia Militar Ambiental) de Aquidauana autuaram um fazendeiro, por exploração de madeira de lei e de outras espécies, sem autorização do órgão ambiental. Nas proximidades da sede da propriedade rural, a PMA encontrou 60 árvores derrubadas da espécie Aroeira (espécie protegida por lei), angico, jatobá e carvão branco.

De acordo com a PMA, as árvores exploradas foram transformadas em postes e estacas para uso em cercas e tábuas, que estavam sendo utilizadas para cercar a sede da fazenda. Foram apreendidos 40 palanques, 20 firmes e 90 estacas de madeira protegida da espécie aroeira, que perfez 8 m³ e 40 estacas das espécies angico, jatobá e carvão branco, que perfez 2,2 m³, além de diversas tábuas. Estas espécies não possuem proteção especial por lei, mas precisam de autorização do órgão ambiental para ser cortadas.

O proprietário rural, residente em Dois Irmãos do buriti foi autuado administrativamente e multado em R$ 36 mil. Ele também responderá por crime ambiental, que tem pena prevista de um a dois anos de reclusão.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!