Estudo da Petrobrás põe Vale do Ivinhema, como área de descoberta de Petróleo e Gás natural

José Antônio de Andrade


Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão - Foto: Divulgação 

Com base no estudo “Zoneamento Nacional de Recursos de Óleo e Gás”, a reportagem do Jornal da Nova, traz com exclusividade, mapas demonstrativos e informações da descoberta de um gigantesco campo de Petróleo e Gás natural, na Bacia do Paraná.

Com maior potencial exploratória, em áreas que vão do município de Ponta Grossa no Paraná, boa parte do Noroeste do Paraná, Oeste de São Paulo, Sul de Mato Grosso do Sul, como os municípios de Taquiraí, Naviraí e Novo Horizonte do Sul, além de Ivinhema, Taquarussu, Batayporã, Anaurilândia, até as limitações do município de Nova Andradina. Sendo estes últimos municípios, no Vale do Ivinhema.

Conforme mapa interativo é notado, que já foi confirmado à existência de Gás natural na região do Vale do Ivinhema, numa área grande, que se estende em boa parte do sul do estado de Mato Grosso do Sul. Mesmo sem ainda ter feito perfuração de poços na região, existe grande possibilidade da existência de acumulações de Petróleo na região, conforme o mapa de ilustração.

Estudo encomendado pela Petrobrás

A confirmação foi feita pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, na manhã desta última quinta-feira (10). Trata-se de uma publicação que mostra onde estão as zonas de importância relativas ao desenvolvimento econômico do setor de petróleo e gás natural no país, com referências geográficas. Segundo o ministro, o Brasil deverá se tornar, em muito pouco tempo, um país exportador de petróleo.

Em 2005, esse trabalho foi requerido pela [então] ministra Dilma, quando ainda estava no MME. O zoneamento é um projeto da mais alta relevância para o setor energético brasileiro. Pela primeira vez, governo e iniciativa privada passam a dispor do mapeamento detalhado e seguro das áreas prioritárias para o desenvolvimento da exploração de petróleo e gás.

Desenvolvido pela EPE – Empresa de Pesquisa Energética, o estudo terá várias utilidades: servirá de base para estudos geológicos básicos, para o planejamento em rodadas de licitação, e para definir quais são as áreas prioritárias para o desenvolvimento da indústria. Além disso, também vai ajudar no planejamento energético ao aproveitar melhor os recursos do país, e em questões socioambientais que asseguram o desenvolvimento sustentável da exploração de petróleo e gás.

“Esse zoneamento contém uma radiografia de todas as bacias brasileiras com interesse para petróleo e gás, e permitirá ao governo brasileiro produzir um planejamento muito mais eficiente e completo do que vinha sendo até agora”, analisou o secretário de Petróleo e Gás Natural do MME, Marco Antônio Martins Almeida.

Estão listadas no zoneamento todas as 67 bacias sedimentares brasileiras, qualificadas em terrestres (52) e marítimas (15), bem como sua área sedimentar, área efetiva (que apresenta interesse para a exploração e produção) e maturidade exploratória.

Estudo da USP
Segundo o diretor do IEE – Instituto de Eletrotécnica e Energia da USP - Universidade de São Paulo e ex-diretor da Petrobras Ildo Sauer o Brasil está à beira de uma revolução energética. Para o especialista, estimativas do Departamento de Energia dos EUA apontam que o Brasil pode ter reservas de 7 trilhões de metros cúbicos, contra os 395 bilhões de metros cúbicos atuais. “É uma verdadeira revolução”. Com o desenvolvimento de tecnologia na produção, haverá redução dos custos e menores impactos ambientais.

Área da descoberta
A Bacia Geológica do Paraná, ou simplesmente Bacia do Paraná, ou ainda Bacia Paranaica, região da descoberta do “Mega Campo” é uma ampla bacia sedimentar situada na porção centro-leste da América do Sul. Sua área de ocorrência abrange, principalmente, o centro-sul do Brasil, desde o estado do Mato Grosso até o Estado do Rio Grande do Sul, onde perfaz cerca de 75% de sua distribuição areal.

Os principais recursos naturais extraídos na Bacia do Paraná até então, são: carvão mineral, água subterrânea, folhelho betuminoso e materiais para construção civil e indústria de transformação. Outros recursos encontrados na Bacia do Paraná são urânio e gás natural, ambos com uma jazida cada.
 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!