Vale do Ivinhema terá o 1° Encontro de Prática de Ensino

Da Assessoria


O 1° Encontro de Prática de Ensino do Vale do Ivinhema: O papel do professor no século 21 é um encontro de graduandos de cursos de licenciatura, no qual serão desenvolvidas ações e atividades específicas de prática de ensino de componentes curriculares da educação básica. A área de abrangência do evento é a região do Vale do Ivinhema, porém está aberto a participação de acadêmicos e Instituições de outras regiões e Estados. O encontro acolhe também docentes da educação básica e conta com o envolvimento das demais instituições de ensino superior da região. Dentre as diversas atividades que serão desenvolvidas destacam-se as palestras proferidas por especialistas, as apresentações de trabalhos, os minicursos e as atividades culturais. Assim, este evento tem um caráter multidisciplinar, acolhendo todas as áreas da formação de professores e destaca a importância e a relevância das discussões sobre prática de ensino nos cursos de graduação.

A partir da publicação das diretrizes curriculares nacionais especificas para a formação de professores da educação básica, os cursos de licenciatura tiveram os seus princípios, carga horária e procedimentos redefinidos para contemplar os componentes curriculares de práticas de ensino. Assim torna-se imprescindível analisar, discutir e experimentar as diversas formas e formatos em uso neste campo das licenciaturas.

O encontro, em quanto evento multidisciplinar, se justifica pela sua relevância acadêmica, pois é coordenado, desenvolvido e concretizado por acadêmicos dos cursos de formação de professores da região do Vale do Ivinhema.

A importância deste evento também está presente na sua aproximação teórica aos princípios estabelecidos no Parecer CNE/CP nº09/2001. Este documento, ao tratar das “Competências referentes ao conhecimento de processos de investigação que possibilitem o aperfeiçoamento da prática pedagógica”, definiu: ao “sistematizar e socializar a reflexão sobre a prática docente, investigando o contexto educativo e analisando a própria prática profissional” (p.44), os cursos de licenciatura devem promover a simetria invertida, ou seja, aproximar os graduandos das atividades reais em sala de aula, possibilitando que estes percebam os espaços e os momentos em que poderão atuar de forma diferente daquela experimentadas em suas trajetórias escolares.

Mais informações em: http:/iencontrodepraticadeensino.blogspot.com.br

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