Fazendeiro é autuado por exploração de aroeira

Da Redação


Em fiscalização nesta segunda (7), nas propriedades rurais do município de Dois Irmãos do Buriti, Policiais Militares Ambientais de Aquidauana autuaram um proprietário rural por desmatamento e exploração de madeira protegida por lei em APP (Área de Preservação Permanente). Os policiais localizaram a área de mata ciliar de um curso d’água que havia sido desmatada em 1.500 metros por dois de largura, onde fora construída uma estrada.

Dentre a vegetação restante, a PMA localizou madeira protegida por lei sendo explorada ilegalmente. Havia postes e tocos de 50 árvores derrubadas de madeira da espécie aroeira, que tem seu corte proibido, inclusive, em desmatamentos legalizados, todos serrados em área de matas ciliares APP (Área de Preservação Permanente) de um curso d’água que corta a propriedade. A maior parte da madeira já havia sido retirada, mas foram apreendidos sete palanques e sete firmes, totalizando 4 m³ de aroeira e um trator que era utilizado na exploração ilegal.

As atividades foram interditadas e o proprietário da fazenda, de 94 anos, que tem domicílio no centro de Dois Irmãos do Buriti foi autuado administrativamente e multado em R$ 55 mil. Ele responderá por crimes ambientais. Pela exploração da aroeira, a pena prevista é de um a dois anos de reclusão. Pela destruição da mata ciliar, a pena é de um a três anos de detenção. As matas ciliares são protegidas pelo Código Florestal e só podem ser derrubadas, por interesse público, ou social, com autorização dos órgãos ambientais.

O infrator foi notificado a apresentar um Prad (Plano de Recuperação de Área Degradada), junto ao órgão ambiental.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!