Simted apoia site de crônicas, poesias e contos

Da Assessoria


 Simted Nova Andradina está oferecendo apoio cultural ao site Sara e Poesia (www.saraepoesia.com.br) idealizado pelo estudante Claudio Aparecido da Silva.

Claudio Aparecido da Silva é natural de Nova Andradina. Em 2009, depois de 20 anos, voltou a estudar. Completou o ensino fundamental e ingressou no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) lugar onde tomou gosto pela poesia. Desde 2011, quando compôs seu primeiro poema, já contabilizou mais de 300. Neste site publica, além dos seus poemas, textos de autores que influenciam seu trabalho.

O nome da página é uma homenagem a sua única filha, Sara: a grande inspiração para suas poesias. Um texto publicado pelo professor de história da IFMS, Igor Vitorino da Silva, explica um pouco sobre a trajetória do poeta: “reconhecendo a sua dificuldade com a “quase intransponível gramática portuguesa”, mas aberto a aprender e compreender os seus erros formais e até estéticos, postava os seus poemas em busca de leitores e colaboradores. Ali foi construindo solidariedades que fortaleceram a sua identidade de poeta e enriquecendo a sua visão sobre o mundo e sua vida”.

Segundo Igor, que também é historiador, foi a partir dessa página (que nasceu como um blog) que houve uma retomada da  tradição poética na cidade de Nova Andradina e Vale do Ivinhema. “Ele se tornou um ponto de contato e trocas de diversos poetas espalhados pela cidade Sorriso que, muitas vezes, não divulgavam seus poemas por ausência de espaço ou de encorajamento. Assim, o poeta Claudio transformou-se num militante da poesia nova-andradinense renovando uma tradição presente no Jornal O pioneiro do Pastor Jetro e outros jornais locais, resgatou poetas, tais como Deolindo Palácios, Aladir Biasi, Dário Nunes Lins, F. Q. ORIAJ e Onofre da Silva Nantes. Enfim, estimulou muitos a aventurarem-se pelo mundo da literatura”, explicou o educador. 

Sobre o site

A inauguração do Site Sara e Poesia acontece em 21 de março de 2015, sob novo elegante, poético e atraente layout, é um marco na vida cultural da cidade Nova Andradina e a prova de que é possível, a partir do trabalho colaborativo e coletivo, valorizar a cultura produzida no lugar onde vivemos. Essa atitude política, desbravada pelo poeta Claudio, é grande passo na sensibilização das autoridades públicas e da sociedade civil para a promoção de políticas culturais que fortaleçam as manifestações artístico-culturais da Cidade Sorriso. 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!