Fim da janela partidária se aproxima e esquenta bastidores políticos de Nova Andradina

PT e PMDB perdem forças e PSDB tende a sair fortalecido com a maior bancada da Câmara Municipal

Da Redação


A janela partidária para troca de legendas de deputados e vereadores termina neste sábado (19) e já esquenta os bastidores políticos de Nova Andradina. Até o momento, PT e PMDB são as siglas que saem mais enfraquecidas, enquanto o PSDB vislumbra alcançar a maior bancada da Câmara Municipal de Vereadores. 

O presidente da Câmara, Cido Pantanal (ex-Solidariedade), por exemplo, já havia migrado para o ninho tucano muito antes da janela, juntamente com o prefeito Roberto Hashioka, que deixou o PMDB para regressar ao Partido da Social Democracia Brasileira.

Além do chefe do Executivo municipal, a sigla pode ainda perder os vereadores Valmirá do Pax e Zé Bugre, que já teriam, inclusive, assinado ficha de filiação ao PSDB.

O ex-presidente da Câmara, Nenão, do PMDB, também é cotado para reforçar as fileiras tucanas. A articulação seria tratada na Capital, diretamente com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e com o apoio do deputado estadual Maurício Picarelli, outro que deixou o PMDB para ingressar no PSDB. O parlamentar é proprietário da Rádio Excelsior FM, cujo vereador de Nova Andradina é gerente.

Robertinho Pereira, fiel escudeiro de Nenão, deve permanecer no PMDB. Quem também não deve trocar de partido são os vereadores Adriano Palopoli (PSD), Valter Yasunaka (PSDB), Sandro Hoici (DEM) e Ricardo Lima (DEM), além do líder do Prefeito na Câmara, Quemuel de Alencar (PDT), apesar de sondagens do PSDB.

O PT é outra legenda que sai enfraquecida pela janela partidária. Vicente Lichoti já deixou a sigla para entrar no PSB, onde pretende disputar a Prefeitura, enquanto o petista Edson Tollotti, seria sondado pelo PSD.

Uma das grandes surpresas da janela seria a possível saída do vereador mais votado nas últimas eleições, Marião da Saúde, do PR, que seria pretendido pelo PSDB e pelo DEM.

Já entre os possíveis pré-candidatos a prefeito, Milton Sena ainda busca viabilizar sua candidatura pelo PDT, assim como Edilson do Gás, pelo PT, que busca se reerguer diante das últimas baixas no município e de escândalos de corrupção no âmbito nacional, e o ex-prefeito Gilberto Garcia, atualmente no PR.   

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!