Hospital de Anaurilândia está sem atendimento de médicos plantonistas

Da Redação


Por falta de médicos plantonistas, o Hospital Sagrado Coração de Jesus da cidade de Anaurilândia, está sem atendimento nesta quarta-feira (6). Segundo a direção administrativa do Hospital, Carlos Alberto, disse ao Jornal da Nova que é devido a falta de pagamento dos médicos, mas que já está em negociação para que a população possa ter atendimento normal ainda nesta quarta-feira.

O Jornal da Nova apurou que o Hospital é uma instituição filantrópica e não tem ligação com administrações públicas, apenas convênios com os governos municipal, estadual e federal. A crise que a unidade vem passando é de longa data, onde os recursos são administrados pela própria entidade, não estão sendo suficientes.

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Carlos explicou que já está em negociação com os governos estadual e federal para que os repasses tenham aumento, pois hoje, os valores recebidos são insuficientes para o pagamento das despesas médicas, funcionários, medicamentos, impostos entre outros. “O Hospital não está fechado, só não está tendo atendimento de médicos plantonistas, que estão sendo encaminhados aos ESF ou hospitais da região”, disse Carlos ressaltando que o funcionamento está normal, como exames entre outros. (Clique aqui e confira a nota emitida pelo Hospital Sagrado Coração de Jesus)

A reportagem também apurou que a prefeitura de Anaurilândia, por meio do prefeito Vagner Guirado, reuniu com os diretores do Hospital Sagrado Coração de Jesus no último dia 22, para ouvir as dificuldades da instituição, que geraram o anúncio da interrupção dos atendimentos ambulatoriais e emergenciais, decretando assim o fechamento de suas portas.

Naquela ocasião, os responsáveis alegaram que o hospital vem sofrendo com dívidas antigas e a falta de recursos. Com isso, tem sido inviável a compra de medicamentos e insumos hospitalares, o que prejudica diretamente o atendimento ambulatorial e internações.

Desde o início da gestão de Guirado, o município vem aumentando o repasse, que antes era de R$ 50 mil/mês, passou para R$ 65 mil/mês, e por fim, neste ano, houve aumentando para R$ 70 mil/mês, dando um montante anual de R$ 840 mil.

Devido o atraso na entrega da documentação por parte do Hospital, como certidão negativa do INSS, o convênio não pode ser feito em janeiro, no entanto, a direção do Hospital conseguiu entregar somente no mês passado, onde o prefeito repassou R$ 95 mil, sendo R$ 90 mil para pagamento dos plantões médicos e R$ 5 mil para compra de medicamentos, ou seja, uma parcela e meia, e a outra meia parcela, R$ 45 mil, mais a parcela deste mês, serão quitadas no próximo dia 20, como acordados em reunião na assinatura do convênio.

Em levantamento feito pela reportagem, os governos federal e estadual, juntos repassam R$ 69,8 mil a unidade hospitalar, sendo que a prefeitura sozinha repassa mais que o dobro de cada governo.

“Diante da situação de dificuldade que a instituição vinha passando, a prefeitura reajustou seu orçamento para socorrer o Hospital e não permitir que o mesmo fosse fechado, por isso, estamos fazendo este aumento e repasse, chegando aos atuais R$ 840 mil por ano. Fizemos outras propostas para aumentar o repasse ao hospital em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, e estamos aguardando resposta do secretário, solicitamos também junto ao governo do Estado, uma audiência com o excelentíssimo governador Reinaldo Azambuja para tratar do assunto”, comentou o prefeito Vagner Guirado na reunião com os diretores.

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