Bombeiros Civil Voluntários de Anaurilândia fazem treinamento

Da Assessoria


Secretaria Municipal de Saúde, Polícia Militar e Hospital Sagrado Coração de Jesus participaram, do curso de qualificação ministrado pelos Bombeiros Civil Voluntários de Anaurilândia (Defesa Civil). Curso terá simulação realística de acidente com vítima presa em ferragens.

Para capacitar os profissionais que atuam no resgate e socorro de vítimas de acidentes de trânsito, o Corpo de Bombeiros Voluntários de Anaurilândia realizou um treinamento que aborda a prática de retirada de vítimas de acidentes automobilísticos em vias públicas presas em ferragens. Participaram do curso, nesta quarta-feira (6), socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Secretaria Municipal de Saúde de Anaurilândia e do Quebracho, além da Polícia Militar e Hospital Sagrado Coração de Jesus.

De acordo com o Willian, coordenador dos Bombeiros Civil Voluntários de Anaurilândia (Defesa Civil), a ação foi solicitada pelo  prefeito Vagner Guirado, com o intuito de definir as competências em ocorrências com acidentes veicular em vias públicas. Willian explicou que deve trabalhar em conjunto com socorristas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Secretaria Municipal de Saúde e Policia Militar em situações de emergência.

"A partir do momento que tem um profissional desse dentro da cena, é importante que ele conheça o trabalho como um todo, porque o ponto principal é a questão da segurança, para evitar outros acidentes, por isso é importante essa ação", declarou Willian.

Para o coordenador geral da Secretaria de Saúde do município, Lucenir Peralta, a iniciativa é de suma importância para os socorristas quanto à experiência e qualificação adquiridas ao longo do curso.

"Nós convivemos diariamente com situações que pedem um maior conhecimento e cautela na hora do trabalho. Por isso, esse curso é muito interessante e vem nos capacitar ainda mais no socorro de vítimas de acidentes, pois o que vale para nós é retirar a pessoa com vida e segurança", destacou Lucenir.

A equipe da Defesa Civil de Emergência de Voluntários de Anaurilândia é composta pelos seguintes integrantes: Willian, Camila Santos, Camila Tolentino, Éber, Natalia Prado, Naara e Mara, com escalas de 12 x 36 atendendo a população do município, fazendo visitas em escolas, creches, Apae, Casa Abrigo e Asilo.

O sistema adotado é a de voluntários ou seja não tem remuneração, a equipe se mantem com doações de materiais médicos e ferramentas por parte do poder público e privado.

Para o prefeito Vagner Guirado, com mais este serviço prestado pelos Bombeiros Civil Voluntários de Anaurilândia (Defesa Civil), a população se sentirá mais segura, pois sabem que quando precisarem eles estarão a serviço e a disposição.

“Eu, juntamente com a Câmara Municipal, daremos todo nosso apoio no que for preciso aos Bombeiros Civil Voluntários de Anaurilândia (Defesa Civil), pois sabemos o quanto são importantes na hora de um resgate em um acidente ou em uma situação de risco, como por exemplo, em sinistros naturais, chuvas, alagamentos, desmoronamentos, ventanias e incêndios, além de socorrer vitimas de afogamentos entre outros serviços que serão prestados à população de Anaurilândia”, falou o prefeito.

Telefone para contato do Plantão de Emergência: 9678-8860.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!