Dourados e Bonito são cidades mais estruturadas para turismo

Da Assessoria


O prefeito Murilo já recebeu os dados finais do novo “Programa de Classificação dos Municípios”, feito pela Fundação de Turismo com o objetivo de induzir o desenvolvimento da atividade turística em Mato Grosso do Sul. Os dados mostram que Dourados está classificada no mesmo nível de Bonito, sendo as duas únicas cidades do Estado a ocupar a categoria “Colher”.

Bonito aparece com 168 pontos e Dourados praticamente junto, com 164,50 pontos. É importante destacar que Bonito tem recebido toda a atenção dos governos do Estado e federal há mais de 10 anos, enquanto em Dourados as ações pelo turismo são feitas apenas em nível municipal.

A cidade tem boa rede de hospedagem, gastronomia e lazer e ainda promove bons eventos, atraindo turistas da região e outras localidades do país. Mais dois hotéis e vários restaurantes estão em projeto. A atividade está organizada, com Conselho Municipal de Turismo, Convention & Visitors Bureau e associações de hotelaria, bares e restaurantes, taxistas, garçons e outras.

Murilo ressalta o papel da iniciativa privada em Dourados que, segundo ele, investe constantemente em ampliações e capacitações para garantir um serviço de qualidade. “Temos que ressaltar o esforço dos nossos empresários e das associações do setor de turismo que priorizam a qualidade e não tem medo de investir, já que nossa cidade não para de crescer”, destaca o prefeito.

Ele ressalta que o papel da prefeitura é cuidar de garantir a infraestrutura pública para dar o apoio aos investimentos. “Estamos fazendo isso com o aeroporto, ampliando o número de voos e organizando grandes eventos como o Canasul & Agrometal, Feira do Empreendedor, Festa do Peixe, Festa Junina, Festival Gastronômico e os eventos de final de ano para atrair cada vez mais turistas”.

O prefeito também lembra que finalmente foi resolvido o problema do centro de convenções e a conclusão da obra será licitada no início deste mês. “Estamos investindo também na revitalização dos nossos parques, deixando a cidade bonita para os turistas”.

Através do Núcleo de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável, a prefeitura tem investido também em qualificação do pessoal da área de hotelaria.

A nova classificação turística, amparada na Política Nacional do Turismo e no Programa de Regionalização do Turismo do Ministério do Turismo, tem o objetivo de fortalecer a atividade turística e consequentemente favorecer os investimentos públicos e privados, segundo a turismóloga da prefeitura Rejane Sinaila Morinigo. As categorias são Semear, Nascer, Frutificar e Colher.

Campo Grande (145 pontos) ficou na classificação Frutificar, atrás de Dourados e Bonito. Corumbá (124,5 pontos) e Jardim (128 pontos) completam essa categoria. Todas são cidades que desenvolvem o turismo há muitos anos.

Rejane explica que a avaliação foi feita conforme fichas enviadas pelas prefeituras à Fundação de Turismo de MS, com as devidas comprovações das informações apresentadas. Os critérios são governança local e regional, sustentabilidade do município, infraestrutura turística, sistema de informações turísticas e indicador de movimentação turística.

Dos 78 municípios do Estado, 56 (70,88%) enviaram a ficha de classificação. Além da categoria principal (Colher) que tem apenas Bonito e Dourados, e da categoria Frutificar, com Campo Grande, Corumbá e Jardim, 40 municípios ficaram na categoria Semear e, finalizando, 11 na categoria Nascer.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!