Carreta do hospital de câncer e Barretos (SP) realizou exames em Angélica

José Antônio de Andrade


A carreta “unidade móvel” de atendimento a diagnósticos de câncer do Hospital de Câncer de Barretos (SP) realizou no final do ultimo mês, exames gratuitos de mamografia e papanicolau em mulheres entre 40 e 69 anos, pelo SUS – Sistema Único de Saúde em Angélica. Os atendimentos foram possibilitados, com parceira do governo municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde.

A carreta que esteve pela primeira vez no município, no último dia (22) de novembro, atendeu 43 mulheres com exame de mamografia, sendo que 18 delas nunca haviam feito este exame. Outras 54 mulheres receberam atendimentos com exames de papanicolau.

Apesar de a mamografia ser restrita às mulheres de faixa etária descrita acima, o exame de papanicolau, que previne o câncer do colo do útero, também esteve à disposição de mulheres com vida sexual ativa. Aquelas que apresentarem exames com algum tipo de alteração serão encaminhadas ao Hospital de Câncer de Barretos, para avaliação mais detalhada. O diagnóstico será feito em até 30 dias após o primeiro exame. Caso seja detectado um câncer de mama, serão direcionadas para o início do tratamento.

A Secretaria Municipal de Saúde, através das equipes de Saúde da Família realizaram uma triagem para o atendimento as mulheres. O Coordenador Municipal do Hospital de Barretos, Srº Adriano Lissoni juntamente com o Secretário Municipal de Saúde do município de Angélica, Antonio Carlos Gorgatto não mediram esforços para a realização deste evento, considerado de suma importância para as angeliquenses.

O câncer de mama é o segundo tipo de neoplasia mais frequente no país. Segundo o INCA – Instituto Nacional de Câncer, cerca de 52 mil mulheres receberam o diagnóstico do câncer de mama em 2012 em todo o Brasil. A doença levou à morte mais de 12 mil mulheres somente em 2010.

A incidência do câncer de mama em mulheres aumenta significativamente a partir dos 40 anos, tendo seu pico entre os 50 e 60 anos. Apesar disso, segundo a pesquisa Instituto Avon/Ipsos – Percepções sobre o Câncer de Mama - Mitos e Verdades em Relação à Doença, realizada em 2010, apenas 40% das mulheres acima de 40 anos fazem mamografia regularmente. A pesquisa ouviu mil mulheres em 70 cidades brasileiras. Dentre as entrevistadas, apenas 23% se consideram muito informadas sobre a doença.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!