Guirado participa de audiência com pescadores de Anaurilândia em Bataguassu

Vitória dos pescadores: Curimbatá poderá ser comercializado em Mato Grosso do Sul sem nenhuma restrição

Da Assessoria


O Prefeito Vagner Guirado participou de uma audiência pública na noite da última sexta-feira, (3), no ginásio de esportes do Distrito de Porto XV, em Bataguassu, juntamente com os vereadores Celsinho e Edom Gonzales, além dos pescadores da colônia de Anaurilândia. O evento debateu a alteração de um decreto que proíbe a comercialização da espécie de peixe curimbatá. Desde 2004, o Decreto de n. 11.724, especificamente o Artigo 15, proíbe a pesca e distribuição deste peixe, atingindo principalmente a Região Costa Leste de Mato Grosso do Sul, onde estão municípios às margens do Rio Paraná – Lago da UHE Sergio Motta.

Segundo o presidente da Colônia de Pescadores Z-13, Geraldo Druzian, hoje existem cerca de 180 pescadores profissionais cadastrados. Quando capturam a espécie, uma das alternativas é repassar para o comércio de Presidente Epitácio, cidade vizinha é que já está no Estado de São Paulo, onde o Curimbatá pode ser comercializado regularmente. “Não faz sentido pescar o peixe e só poder comer dentro do rio. Nem sempre é possível levar esse pescado até o outro lado, pois são 13 KM de travessia e gasta-se combustível para isso. Dessa maneira, não se torna um bom retorno financeiro”, aponta o pescador. Em média o quilo do pescado custa R$ 5,00 no Estado vizinho. Pescadores representantes das colônias dos municípios de Bataguassu e Três Lagoas também participaram da audiência.


Segundo o deputado estadual Beto Pereira, é possível revogar o decreto em curto prazo e assim legalizar a comercialização do peixe. “Vamos fazer gestão o mais rápido possível junto ao Governo do Estado para que esse artigo seja imediatamente revogado e formalizado para ser publicado no Diário Oficial”. Também estiveram presentes, o prefeito Pedro Caravina e o vereador Maurício do XV (proponentes da audiência), dois representantes do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul), André Barros e Sandra Dambros.

Para o prefeito Vagner Guirado a revogação deste decreto é de suma importância para os pescadores de Anaurilândia e da região, “Vamos solicitar ao deputado Beto para entrar com o pedido de revogação desse decreto para oportunizar aos pescadores a comercialização desta espécie que já é capturada e que também é abundante em nossa Bacia”, afirmou o prefeito.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!