Policiais de MS passam por dificuldades na Força Nacional

Da Redação


Policiais de Mato Grosso do Sul, incluindo militares do 8º Batalhão de Polícia Militar do Vale do Ivinhema, estariam passando por dificuldades na Força Nacional. A denuncia foi publicada na última terça-feira (12) pelo colunista William Fritzke, do jornal OCP Online.

“Diversos policiais de todo Brasil, foram empenhados na segurança dos jogos olímpicos de 2016 no Rio de Janeiro. O processo de escolha dos candidatos foi duro e concorrido, e os policiais interessados passaram por rigorosos testes físicos até serem aprovados os melhores. Mas, agora, que o sonho de servir a Força Nacional e cuidar da primeira Olimpíada no Brasil já está em curso, o que era sonho, segundo alguns policiais que estão lá, está virando pesadelo”, detalha o colunista em trecho da publicação.

Com policiais de todo País, estima-se que o efetivo conte com o apoio de aproximadamente 250 militares, civis e bombeiros de Mato Grosso do Sul, incluindo praças da região do Vale do Ivinhema entre outras localidades. 

Segundo informações de policias catarinenses que estão empenhados na operação, as escalas estão “sugadas”. “Os policiais chegam a trabalhar por 18 horas e descansam por apenas 10, a ideia era 12 por 24 ou 48”, acrescenta o colunista.

“Além disso, o alojamento é um prédio com dificuldades no serviço de água e esgoto, seis policiais estão se acomodando em cada andar e dormindo em colchões de ar. Já teriam ocorrido inclusive comentários de cortar a diária dos policiais ao meio. Na tarde dessa terça-feira (12), diversos policiais se mobilizaram no Rio de Janeiro e realizaram uma manifestação pedindo melhorias para dar condições de trabalho. Um dos comandantes da operação disse que até sexta-feira (15), haverá novidades com relação a esse caso. Em um comunicado da liderança do grupo de policiais uma frase destoa: Nos deem o mínimo e terão o nosso máximo”, conclui William Fritzke.

Repercussão 

Deputado federal Subtenente Gonzaga, discursando nesta terça na tribuna da câmara sobre as dificuldades dos policiais da Força Nacional - Foto: Reprodução/TV CâmaraO assunto chegou a ser repercutido na última sessão da Câmara dos Deputados. “Todos nós sabemos que a segurança do Rio de Janeiro está sendo reforçada por policiais de todos os estados, que estão compondo a Força Nacional de Segurança, mas que, as condições de trabalho, nesse momento, no Rio de Janeiro, estão indignas”, reforçou o deputado federal Subtenente Gonzaga (PDT-MG).

Além das condições estruturais, o parlamentar reiterou a denúncia quanto ao pagamento de diárias. “As diárias previstas para policiais que se deslocaram de vários estados, com a promessa do pagamento da diária, compatível, inclusive, com o evento internacional, não está sendo cumprida até esse momento”, revelou.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!