Papa inaugura monumento e pede oração ao Brasil por ''momento triste''


O Papa Francisco inaugurou na manhã deste sábado (3) um monumento dedicado à Nossa Senhora Aparecida no Jardim do Vaticano - sede da Igreja Católica. A cerimônia também contou com um grupo de peregrinos brasileiros e representantes do Santuário Nacional.

Durante sua fala aos fiéis, o pontífice ressaltou sua preocupação com o atual momento vivido pelo Brasil, pedindo proteção ao país e ao povo brasileiro em um momento que definiu como "triste" ao país. Ele também expressou seu apreço com a devoção a Nossa Senhora Aparecida.

O monumento feito de aço tem mais de quatro metros de altura e retrata o encontro da imagem por três pescadores nas águas do Rio Paraíba do Sul, em 1717. Uma grande barca traz as silhuetas os pescadores enaltecendo o primeiro milagre - após a aparição da imagem a pescaria se tornou abundante. No centro do monumento, uma imagem de Nossa Senhora de oito quilos foi reproduzida em bronze dourado.

A cerimônia aconteceu por volta das 10h, pelo horário local, (5h da manhã, pelo horário de Brasília) e contou com a presença do arcebispo de Aparecida Dom Raymundo Damasceno. A presença de Francisco surpreendeu os fieis presentes, uma vez que o Papa ainda não havia confirmado a participação no evento. Cerca de 200 pessoas participaram da inauguração.

Ainda durante a cerimônia, Dom Damasceno agradeceu Francisco pelo monumento dedicado à Padroeira do Brasil nos jardins do Vaticano. O Cardeal ainda agradeceu ao autor do monumento, o artista plástico Cláudio Pastro. Um monumento idêntico será inaugurado no Santuário Nacional no dia 8 de outubro deste ano, durante a Novena da Padroeira.

Instalação
A sugestão da instalação da imagem da Santa no jardim do Vaticano foi dada ao Papa Francisco pelo cardeal Dom Raymundo Damasceno. Em entrevista coletiva para falar da inauguração, o cardeal explicou como foi realizado o procedimento.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!