Em Anhumas, projeto deve homenagear compositor Dino Franco


Compositores de canções inéditas do Oeste Paulista poderão participar do projeto “Festival de Música Caipira Raiz-Prêmio Dino Franco”, que será realizado pela Prefeitura Municipal de Anhumas (SP). O evento tem como objetivo, promover, incentivar e preservar a criação da música capira raiz e despertar nos músicos da região o interesse por novas composições.

O projeto, idealizado por Osvaldo Cavaliere e Nelma Mélo, em parceria com o Clube do Meio Artístico, propõe um festival com músicas inéditas, com temas variados em âmbito rural e urbano, com premiações em dinheiro que podem chegar até R$ 5 mil.


>>Leia também
Morre, aos 77 anos, o cantor sertanejo Dino Franco

O evento leva o nome do famoso compositor Dino Franco, que faleceu na última sexta-feira (4). Dino foi autor de canções que marcaram época no cenário sertanejo, como Cheiro de Relva, Amargurado e Caboclo na Cidade. Além disso, muitas de suas músicas também se tornaram sucesso na voz de grandes intérpretes do estilo, como Paula Fernandes, Daniel e a dupla Cesar Menotti e Fabiano.

De acordo com o diretor do Clube do Meio artístico, Jotacê Cardoso, apesar da conicidência, a homenagem ao compositor não foi pensada após sua morte. “Queríamos dar o nome dele ao festival logo que começamos a planejar o projeto em janeiro de 2013, devido a sua história e importância no cenário da música sertaneja raiz. Ele foi um dos precursores e grande incentivador do ritmo, além de ser gente nossa, ter nascido na nossa região e vivido aqui, até sua morte. Essa será nossa maneira de eternizá-lo”.

Segundo ele, a data para a realização do festival ainda não foi definida. “O projeto precisa de patrocínio e estamos em fase de captação de recursos para dar andamento aos trabalhos”.

As regras do festival também serão divulgadas após a captação de recursos, que serão analisados por meio da CAP (Comissão de Avaliação de Projetos), do Proac ICMS (Programa de Ação Cultural).

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!