Campanha da Fraternidade 2017 é lançada nesta quarta-feira de cinzas

*Glaucia Piovesan, Da Redação


Com o tema “Biomas Brasileiros e a Defesa da Vida”, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), abre oficialmente na quarta-feira de Cinzas (1) a Campanha da Fraternidade 2017.

Seguindo a tradição católica, em Nova Andradina foi realizada nesta manhã uma celebração na Comunidade São José, com a imposição das cinzas e a primeira divulgação da campanha. Logo mais a noite, às 19h30, estão programadas mais três celebrações, sendo uma no Santuário Imaculado Coração de Maria, uma na Comunidade São Vicente e outra na Comunidade Nossa Senhora das Graças. Em Batayporã, a Missa de Cinzas ocorre às 19h na Igreja Matriz Santo Antônio de Pádua.

O pároco de Nova Andradina, Ângelo Gaio, do Santuário Imaculado Coração de Maria postou em sua página nas redes sociais, uma parte da mensagem do Papa Francisco sobre a quaresma. Leia o trecho publicado:

Amados irmãos e irmãs!

A Quaresma é um novo começo, uma estrada que leva a um destino seguro: a Páscoa de Ressurreição, a vitória de Cristo sobre a morte. E este tempo não cessa de nos dirigir um forte convite à conversão: o cristão é chamado a voltar para Deus «de todo o coração» (Jl 2, 12), não se contentando com uma vida medíocre, mas crescendo na amizade do Senhor. Jesus é o amigo fiel que nunca nos abandona, pois, mesmo quando pecamos, espera pacientemente pelo nosso regresso a Ele e, com esta espera, manifesta a sua vontade de perdão (cf. Homilia na Santa Missa, 8 de janeiro de 2016).

A Quaresma é o momento favorável para intensificarmos a vida espiritual através dos meios santos que a Igreja nos propõe: o jejum, a oração e a esmola. Na base de tudo isto, porém, está a Palavra de Deus, que somos convidados a ouvir e meditar com maior assiduidade neste tempo. Aqui queria deter-me, em particular, na parábola do homem rico e do pobre Lázaro (cf. Lc 16, 19-31). Deixemo-nos inspirar por esta página tão significativa, que nos dá a chave para compreender como temos de agir para alcançarmos a verdadeira felicidade e a vida eterna, incitando-nos a uma sincera conversão.

Mais sobre a campanha da Fraternidade

No Brasil, a Campanha já existe há mais de 50 anos e sua abertura oficial sempre acontece na quarta-feira de cinzas, época na qual a Igreja convida os fiéis a experimentarem três práticas penitenciais: a oração, o jejum e a esmola.

A campanha deste ano será encerrada no Domingo de Ramos, dia 9 de abril, com a coleta nacional da solidariedade. Mais informações e materiais sobre a ação podem ser obtidos em todas a paróquias e comunidades católicas. *Jornal da Nova 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!