Laço comprido e a vida

*Gabriel de Alencar Ferreira


Em que se parece o laço comprido e a vida?

Na vida como no laço comprido, temos que escolher os nossos vínculos. Onde aperta, onde afrouxa e onde enlaça são os pontos variáveis para seguirmos ou não uma rota, para considerarmos o tempo, o vento e a distância. Saber escolher o tipo de laço, seu material, sua força e suavidade também está ligado ao seu comprimento: o laço curto poderia ser um amor de 5 dias de rodeio; o laço comprido pode durar uma vida toda (ou mesmo,  ser eterno enquanto dure, já poetizava Vinícius de Moraes).

No laço comprido, a emoção ao ver o boi saindo da porteira e dando os primeiros passos na arena é a mesma emoção de ver uma criança saindo do andador e dando os primeiros passos para vida.

No laço comprido, assim como na vida, temos que tomar cuidado com o tempo para não sairmos na frente do nosso boi, deixando-o para trás. Por outro lado, é necessário tomar o cuidado para não sairmos depois dele, pois, quando percebemos, poderá ser tarde para correr atrás. Nos dois, o medo de sairmos depois do nosso boi é grande, a perseverança de correr atrás dele é maior e a determinação de acertá-lo no final é imensa!

No laço comprido, tem aquele cavalo que a gente gosta e confia, mas que, de repente, ele sai de baixo da gente nos deixando sem nenhum apoio. Na vida também tem aquela pessoa que a gente mais confia, conta tudo, mas de repente vira as costas, nos deixando sem falar nada e ficamos solitários e sozinhos.

No laço, assim como na vida, quando perdemos o equilíbrio sobre nosso cavalo, caímos e batemos com o rosto no chão batido, mas isso não é sinal de derrota, é só questão de nos levantarmos, erguermos a cabeça, sacudir a poeira e montar novamente em nosso cavalo.

O melhor é que nos dois temos o intenso prazer de ter uma visão ampla de uma meta traçada, o tato de ter nas mãos as rédeas da vida e a audição, em alto e bom tom, de várias pessoas gritando pra você seguir em frente.

E o mais importante é a mensagem que o laço comprido traz para vida: mesmo com seus erros, tombos e covardias não desista! Corra atrás e, no final, acerte seu boi!

*Aluno do curso técnico integrado em Agropecuária do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Mato Grosso do Sul (IFMS), campus: Nova Andradina. Competidor do Laço Comprido desde os 9 anos de idade. Extrovertido, gosto de cativar as pessoas e prezo pela educação acima de tudo.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!