Onça-pintada é flagrada por ONG no Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema

Da Redação


Uma onça-pintada foi flagrada pela Organização Não Governamental (ONG) WWF Brasil, no último sábado (22), no Parque Estadual Várzeas do Rio Ivinhema. O registro foi feito por uma câmera instalada em local estratégico para monitorar as espécies da flora local.

A imagem foi comemorada pelo gestor do parque. “Nós comemoramos muito, por que a gente sabe que existem onças por aqui, falamos para os visitantes, mas é difícil registrar", destacou Reginaldo de Oliveira.

A câmera começou a ser usada há seis meses, em parceria com a ONG WWF Brasil. A onça-pintada foi flagrada às 18h45 do dia 22 de julho, quando saia para caçar no parque que é administrado pelo Instituto de Meio Ambiente de MS (IMASUL).

O parque é uma das unidades de conservação geridas pelo governo. O local não tem grades e ainda não recebe visitantes, mas é um espaço que reúne várias espécies da fauna regional, evitando que eles sejam expostos a perigos e nem ameacem propriedades próximas.

"Nesse tempo de monitoramento nós já encontramos vários animais como onça-pintada, parda, lobo guará. A maioria dos animais da nossa fauna. E isso é extremamente importante, ver que os animais estão presentes", ponderou o gestor do Parque.

Oliveira contou ainda que pelo acompanhamento dos animais, eles acreditam que a onça tenha filhote, devido a pegadas vistas no chão. "Eles não aparecem no vídeo porque não sabem para caçar com ela", explicou.

Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema situa-se na bacia hidrográfica do Rio Paraná, no sudeste do Estado do Mato Grosso do Sul, entre as micro-regiões de Iguatemi e Nova Andradina. Com Campo Grande News

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!