Justiça reconhece ex-parceiro como coautor do nome da dupla

Da Redação


Humberto Santiago conquistou o reconhecimento na Justiça, na quinta-feira (28), como sendo o co-autor do nome Fernando e Sorocaba. O músico foi o primeiro a cantar com Sorocaba, que também se chama Fernando, sob esse nome artístico, entre 2005 e 2007. Sorocaba então registrou apenas em seu nome a marca.

“Juntamos a documentação que Humberto tinha e, com isso, foi dado entrada no processo, onde ele estava requerendo a sociedade da marca. Houve uma audiência na semana passada, em que Sorocaba não compareceu. Na quinta-feira (28), saiu o resultado, dando pleno direito a ele como co-autor da marca”, explicou a assessora de imprensa de Humberto, Angélica Capelete, ao "O Fuxico".

Como resultado, Humberto terá direito a parte do que foi capitalizado com o nome Fernando e Sorocaba, hoje avaliado em R$ 70 milhões. Porém, Sorocaba deve entrar com recurso.

“Eu mandei a sentença e a notificação do Humberto para Sorocaba. Com certeza os advogados dele vão entrar com recurso e todo o processo ainda vai demorar um pouco para ser resolvido”, disse Angélica.

Questionada se com a decisão Humberto teria direito ao nome da dupla, a assessora afirmou que ele queria apenas ser reconhecido como co-autor.

“O Humberto não tem nem a pretensão de fazer a retirada do nome, ele queria o reconhecimento, já que foi o primeiro Fernando da dupla”, revelou.

Em dois anos juntos, Humberto gravou dois CDs e DVDs sob o nome de Fernando, ao lado de Sorocaba. Depois de um desentendimento com o empresário da dupla, ele foi avisado que não estava mais no projeto e não iria mais subir no palco. Na época, Humberto chegou a receber R$ 15.200 de indenização.

Depois disso, o sertanejo atual, que leva o nome Fernando, formou a parceria que está até hoje.

A assessoria de Sorocaba enviou um comunicado oficial, afirmando ainda não conhecer o conteúdo da sentença, porque ela ainda não foi publicada no Diário Oficial.

"Se confirmada a procedência da ação, informamos que serão tomadas todas as medidas judiciais cabíveis para resguardar os direitos dos representantes do projeto Fernando e Sorocaba. Reafirmamos nossa convicção de que a ação proposta é inadequada e improcedente, bem como de que conseguiremos demonstrar que o Sorocaba é o verdadeiro e único criador da marca ‘Fernando & Sorocaba’”, diz o comunicado.

O Fuxico

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!