Crimes envolvendo idosos revoltam a população de Nova Andradina

Nas redes sociais e nas rodas de conversa em todos os cantos da cidade, pessoas clamam por Justiça ou denotam vontade de agredir e até mesmo matar os autores dos crimes

Glaucia Piovesan, Da Redação


Três crimes envolvendo idosos no município causaram revoltas e indignações na população de Nova Andradina nas últimas semanas. O caso mais recente aconteceu com uma idosa de 90 anos, vítima de assalto por duas noites consecutivas.

Leia também

>> Força Tática prende acusado de assaltar e agredir idosa em Nova Andradina

>> Idosa volta a ter casa invadida por assaltante em Nova Andradina

>> Idosa tem casa invadida por assaltante em Nova Andradina

 

A primeira vez que a casa foi invadida, o criminoso quebrou porta e a janela para ter acesso ao interior da casa, onde estava a idosa, a filha e uma empregada. Com acesso a cozinha, pegou duas facas e foi até ao quarto da vítima, que sob ameaça, teve que entregar cerca de R$ 350. A ação ocorreu na madrugada de segunda-feira (11).

No dia seguinte, a mulher voltou a ser roubada. O bandido agiu do mesmo modus operandi: quebrou a porta e a janela e conseguiu adentrar a residência. Só que nesta ocasião, o meliante usou de extrema violência, a vítima foi ameaçada de morte e ainda recebeu um soco que veio a atingir o seu olho. A casa ficou bastante revirada e o sangue da vítima espalhado pela cama.

Armando era pai de uma servidora da Câmara Municipal de Nova Andradina e morava sozinho no sítio - Foto: Reprodução/Facebook

Os outros dois casos aconteceram na zona rural de Nova Casa Verde, no assentamento Teijin. O mais trágico causou a morte de Armando Félix de Sá de 85 anos. O crime ocorreu no dia 29 de agosto passado, na propriedade rural da vítima.

Leia também

>> Homem é encontrado morto e com uma faca no pescoço em Nova Casa Verde

 

Segundo informações apuradas pela polícia, a faxineira que limpa com frequência a residência, encontrou o corpo do idoso com sangue pelo chão e uma faca cravada na altura do pescoço. O local estava todo revirado e com sinais de luta corporal. A suspeita é de que o assassino teria invadido o local com objetivo de roubar pertences da vítima.

Também está sendo investigado pela Polícia Civil de Nova Andradina, dois homens que teriam mantido em cárcere privado um idoso de 68 anos, residente em um sítio na Linha Amizade, no Assentamento Teijin, em Casa Verde.

Vítima tinha ferimentos na face - Foto: Luis Gustavo/Jornal da Nova

A vítima tentou se libertar na manhã do dia 24 de agosto, mas foi espancada pelos criminosos, que fugiram levando seu veículo VW/Gol, um aparelho de celular, dinheiro e documentos, pela rodovia BR-267, sentido a Bataguassu.

Leia também

>> Homem diz que ficou dois dias em cárcere privado em seu sítio na Teijin

 

A Polícia Militar de Nova Casa Verde e a Força Tática do 8º Batalhão de Polícia Militar de Nova Andradina se empenharam na ocorrência e um dos suspeitos foi capturado e levado para a Delegacia de Polícia Civil. O suspeito de 20 anos, que inclusive tem várias passagens pela polícia, foi encontrado pelos policiais ao sair do sítio da vítima. Segundo a polícia, tinha vestígios de sangue no chinelo dele.

A vítima sofreu diversos ferimentos e foi encaminhada ao Hospital Regional pela guarnição. O homem apresentava pelo menos dois cortes profundos na face, os quais foram necessários dar pontos, além de inchaço nos olhos. O suspeito foi liberado e causou revolta da população casaverdense.

Comoção e revolta nas redes sociais

Em todos esses crimes que envolveram idosos, a sociedade tem mostrado sua revolta e indignação nas redes sociais e nas rodas de conversa em todos os cantos da cidade.

No foco do problema estão na falta de segurança e no desrespeito aos idosos. Diversas postagens também se solidarizam com os familiares das vítimas e pedem Justiça e a prisão dos autores dos crimes. Há casos ainda de pessoas que sugerem espancar os criminosos presos pela polícia após investigação e, em alguns casos, pedem a morte do agressor.

O próprio filho de uma das vítimas deu uma declaração forte no facebook: “Após ver minha mãe toda machucada e ensanguentada, devido uns mesmos vermes, por dois dias consecutivos invadirem a casa dela, para levar a grana e nessa segunda vez espancar a mesma com 90 anos de idade, cheguei à conclusão que Justiça se faz com as próprias mãos nessa terra de Moura Andrade”!

O post foi comentado por várias pessoas. Uma delas escreveu: “Olho por olho, dente por dente”. 

Presa fácil e atraente aos bandidos

O risco de guardar dinheiro em casa é reforçado durante todas as campanhas de prevenção a furtos e roubos da Polícia Militar, já que muitos idosos fazem isso por não terem uma facilidade em lidar com cartões bancários, tornando-os presas fáceis e atraentes aos bandidos.

Outra questão é de que a condição frágil e de desproteção ao ficar sozinha em casa, deixa a vítima no alvo da criminalidade.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!