Presidente da APAE de Rosana é afastado e Justiça determina quebra de sigilo bancário

A pedido do MPE e Polícia Civil, também foi autorizada busca e apreensão na casa do acusado e na instituição que o mesmo presidia

Da Redação


Denival Rosa de Souza, presidente da APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Rosana (SP) – cidade distante cerca de 75 quilômetros de Nova Andradina foi afastado de suas funções por determinação da Justiça. 

Além disso, foi determinada a quebra do sigilo bancário dele e da esposa e autorizado mandado de busca e apreensão na residência do casal e na sede da APAE do município paulista.

A ação da Justiça atende pedido oficializado pelo MPE (Ministério Público Estadual), por meio da Promotoria da comarca, e da Delegacia de Polícia Civil.

Entre os argumentos estão “indícios de que o representado não estaria prestando as contas devidas, além de que poderia ocultando documentos ou cometendo outros ilícitos até mesmo dentro da APAE”.

Também há fortes indícios de que o representado estaria fazendo gastos com o conserto do veículo da entidade, sem a devida licitação, e, ainda, “de que o veículo teria sido danificado sob o uso do genro do representado, ao que parece em uso particular”.

“Todos esses indícios são corroborados tanto pelo depoimento das testemunhas quanto pelas filmagem apresentadas às fls. 120, que demonstram o representado, fora de horário de expediente, indo até a sede da Associação, oportunidade na qual é perceptível que ele vira a câmera para o teto para que não fosse filmado no período que lá dentro estivesse”, traz trecho da denúncia.

Polícia Civil realiza busca e apreensão na sede da APAE de Rosana – Foto: PC-SP/Divulgação

As autoridades optaram pelo afastamento do dirigente uma vez que “se permanecer na função que ocupa, pode continuar com irregularidades e ainda influenciar no ânimo das testemunhas, além do risco de destruir eventuais provas”.

De acordo com o documento expedido pela Justiça, a sentença também vale para a esposa de Denival. "Havendo indícios também de que as práticas ilícitas seriam supostamente acobertadas pela esposa do representado Denival (Sra. Luciana Zianni), entendo que à ela também devem ser estendida a ordem de afastamento de eventuais funções junto à APAE, assim como a quebra do sigilo fiscal’’, diz trecho da decisão.

A reportagem não conseguiu contato com Denival.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!