Edital para concurso da PM será publicado mês que vem, diz governador

Edital será publicado em março para contratação de 400 policiais e 200 bombeiros

Da Redação


O governador Reinaldo Azambuja afirmou nesta terça-feira (27) que o edital do concurso público para Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar será publicado em março deste ano. Serão contratados 450 policiais e 200 bombeiros.

O Governo do Estado fez um planejamento para, todos os anos, abrir concursos públicos para PM e Bombeiros. A intenção é repor o efetivo gradativamente, garantindo a segurança da população de Mato Grosso do Sul. “Nós já fizemos concurso da Polícia Civil e estamos chamando os novos delegados e policiais civis. Também autorizamos o novo concurso da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Em março, publicaremos o edital do concurso. E nós fizemos o seguinte planejamento: vamos fazer concurso durante 10 anos ininterruptos com número fixo de policiais: 450 policiais militares e 200 bombeiros militares, todo ano”, afirmou, em entrevista à rádio Blink 102FM.

Segurança nas fronteiras

Em entrevista à FM Cidade 97 no início da tarde, ele voltou a destacar a necessidade de o Governo Federal auxiliar o Estado a blindar as fronteiras para reduzir a criminalidade, inclusive, nos grandes centros. “Tenho cobrado reiteradamente, assinamos um manifesto com governadores de sete estados fronteiriços pedindo socorro federal, precisamos de ação porque a causa do problema está na fronteira. Diminuindo a entrada de armas e drogas reduziremos a influência do tráfico”, enfatizou.

Ele lembrou que em 2015, as apreensões de drogas feitas pelo Departamento de Operações de Fronteira (DOF) e Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foram de 227 toneladas de drogas, passando a 427 toneladas no ano passado. O Governo do Estado tem feito inúmeros investimentos em viaturas, armamentos e sistemas de comunicação para reforçar a segurança, o que já se refletiu na queda dos índices de criminalidade. “Mas não podemos cuidar só da fronteira e desguarnecer as cidades, não posso tirar do povo sul-mato-grossense para cobrir uma obrigação do Governo Federal”, pontuou.

Governador destacou a necessidade de o Governo Federal auxiliar MS a blindar as fronteiras para reduzir a criminalidade, inclusive, nos grandes centros - Foto: Chico Ribeiro

Investimentos

Em relação aos investimentos estaduais feitos nos últimos três anos, o governador destacou o amplo projeto de regionalização da saúde, que inclui a construção de hospitais em Três Lagoas e Dourados, o término de uma obra de mais de 20 anos, o Hospital do Trauma da Capital, e finalização do Hospital do Câncer, a ampliação da Santa Casa de Corumbá, além de equipamentos em diversas unidades espalhadas pelo Estado.

Foram executadas ainda obras de drenagem, asfalto, recapeamento, melhorias rodoviárias e mais de 18 mil casas entregues e em construção na área da habitação, além de mais de 4 mil que serão anunciadas pelos próximos dias – destas, 1.238 que tiveram ordem de serviço assinada ontem na Capital.

“Em saneamento vamos elevar a 50% a mais a capacidade de coleta e tratamento de esgoto em relação ao que existia no início de 2015. E todos esses investimentos sem nenhum empréstimo. Isso é recurso do povo sul-mato-grossense, da transparência, da economia que fizemos”, disse o governador.

Ele lembrou que o cenário econômico exigiu medidas impopulares, mas que garantiram investimentos nos 79 municípios do Estado. “Soubemos superar a crise com muito trabalho, planejamento e organização e estamos fazendo as entregas que as pessoas esperam”, finalizou. Com Subsecretaria de Comunicação 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!