Prefeito recebe livro escrito por professor de história da UFMS

Lançamento oficial da obra está previsto para o próximo dia (6), no auditório do campus de Nova Andradina

Cogecom


O prefeito Gilberto Garcia recebeu em seu gabinete, o autor do livro “Diálogos Volume II – Estudo sobre Teoria da História e Historiografia, Ricardo Oliveira da Silva. Professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e escritor, Ricardo fez questão de entregar o primeiro exemplar autografado ao prefeito. Participaram do ato, a diretora do Campus Nova Andradina, Solange Fachin, o coordenador do curso de história e três estudantes.

Este é o segundo livro do professor de história. O primeiro foi lançado em 2016 e todos os campus da Universidade receberam um exemplar. Esta nova obra também terá o mesmo destino, após seu lançamento oficial que deverá acontecer no dia 6 de março, no auditório da UFMS Nova Andradina.

Segundo o autor, trata-se de é um conjunto de trabalhos com o objetivo de realizar uma reflexão sobre o seu próprio ofício. “Somos historiadores, passamos muito tempo em sala de aula aprendendo diversos conteúdos e depois nos formamos e passamos a ensinar aquilo que aprendemos. Mas o que é ensinar história, pensar o conhecimento histórico? Então, o livro se propõe a trazer diversas reflexões sobre o nosso próprio fazer enquanto profissional, tanto na questão da prática docente quanto do pensar o conhecimento histórico”, explica o professor Ricardo.

Como se trata de um volume com diversidade de temas, pode ser adotado para o ensino em várias disciplinas. O professor e autor costuma, inclusive, trabalhar alguns capítulos em sala de aula ou, em alguns casos, oferece como referência de leitura para os acadêmicos.

Para a diretora do Campus, Solange Fachim, “este livro mostra que o professor está buscando expandir seus conhecimentos, trabalhando a produção intelectual e se propondo a transpor o ensino para outros lugares além da sala de aula”, analisa, agradecendo a receptividade do governo municipal a todas as atividades da UFMS.

O chefe do Executivo Municipal elogiou a qualidade e a proposta da obra. “Tenho certeza da longa batalha para a elaboração de todo este conteúdo histórico, de forma a despertar o interesse dos alunos, porque o maior desafio nos dias atuais é tornar a leitura de um livro algo mais atraente do que as informações disponíveis nas redes sociais. Não que eu seja contra as tecnologias, mas é preciso conciliar tudo isso com leitura, interpretação de texto e outras simples ações básicas para a vida como fazer uma tabuada ou uma conta de somar e uma regra de três”, dissertou, ao relembrar seus tempos de escola.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!