Consciência no consumismo

*Kessy Sabrina


Quando compramos algo e não sabemos a origem ou o tipo de descarte que devemos submetê-lo, estamos colaborando com a degradação do meio ambiente. Além disso, podemos estar colaborando inclusive com o trabalho ilegal.    Primeiramente, devemos nos perguntar se realmente precisamos daquilo, para não nos tornarmos acumuladores; se realmente precisarmos do produto, temos que ter conhecimento sobre a relação da empresa com a natureza e com os seus trabalhadores. Desse modo, se decidirmos que queremos investir nessa empresa, pois suas atividades não são prejudiciais ao mundo como um todo, podemos comprar os produtos dessa empresa.

Para comprarmos roupas, por exemplo, podemos visitar os brechós da cidade, como o Closet Moda Sustentável, em que compramos roupas usadas por um preço muito mais acessível. Além de economizar dinheiro, estamos economizando os recursos necessários para produzir novas peças.    

Também devemos nos preocupar com o descarte do produto, realizando coleta seletiva, reciclagem e reutilização dos produtos. Uma ótima opção para as roupas são as doações ou alguns brechós, em que podemos comprar e vender roupas usadas. Dito isso, acredito que devemos nos tornar consumidores conscientes dos impactos negativos e positivos que nossas compras causam no mundo.

*Aluna do curso técnico em informática integrado ao ensino médio. Gosto muito de ler, tocar violão e de me maquiar. No futuro, quero cursar medicina em uma Universidade Federal.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!