Em 15 dias, ao menos 10 nova-andradinenses tiveram celulares clonados

Nesta terça-feira (18), foram 4 casos e um deles registrado na Delegacia

Da Redação


A Polícia Civil de Nova Andradina investiga um novo crime de estelionato em que golpistas clonam contas do WhatsApp e pedem dinheiro para contatos das vítimas. Nesta terça-feira (18), houve registro de um homem, de 31 anos, que teve seu celular clonado e, em seguida o golpista começou a enviar as mensagens aos amigos pedindo dinheiro.


Conforme a ocorência, diversas pessoas do contato da vítima ligaram falando que estavam recebendo mensagem via WhatsApp do seu número de celular. O golpe ocorreu de tal forma: a vítima recebeu um código de confirmação de instalação de WhatsApp em seu telefone via SMS e acabou repassando ao golpista, que lhe enviou mensagem pedindo tal código, alegando que era do site Webmotors na qual a vítima possuí um anúncio.


A vítima ao repassar o código, percebeu que seu aplicativo já não funcionava mais, e que outra pessoa fazia uso de sua conta WhatsApp, usando para enviar mensagem a diversos contatos de sua agenda pedindo dinheiro.


De acordo com Rafael de Souza Carvalho, delegado da SIG (Seção de Investigações Gerais), os criminosos enviam códigos para as vítimas, enquanto tentam acessar o aplicativo com o número delas. O WhatsApp solicita um código de verificação, que é enviado por SMS, e os criminosos pedem que a vítima informe esse número para que eles possam ter controle da conta.


Geralmente eles alegam que é para a vítima entrar num grupo fechado da própria cidade ou muitas vezes eles aplicam engenharia social, que é se passar por alguma empresa de renome para pedir o número de verificação de autenticidade da conta para conseguir o acesso ao WhatsApp e poder conversar com os contatos da pessoa e ver os grupos em que ela está.


Em outros casos, empresários tiveram seus celulares hackeados e os criminosos pediram dinheiro para os amigos dos contatos, que até houve os depósitos e transferência, mas assim que descobriram o golpe, conseguiram reaver o dinheiro da transação bancária.

Esse foi um dos aplicativos que foi clonado em Nova Andradina - Foto: Reprodução

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!