Anatel pedirá esclarecimentos sobre cobrança

Band


A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) afirmou, em nota divulgada nesta terça-feira (21), que pedirá esclarecimentos às prestadoras de telefonia celular sobre cobrança da internet móvel.

A medida foi anunciada após uma notícia do jornal “O Globo” de segunda-feira (20). Segundo a publicação, a operadora Vivo pretende alterar unilateralmente os contratos de banda larga assinados com seus clientes para acabar com o gatilho da "velocidade reduzida", após o consumo da franquia de dados contratada.

De acordo com a reportagem, o novo modelo exigirá que os clientes contratem um novo plano no meio do mês caso consumam toda a franquia original e queiram continuar navegando na Internet por meio de seus smartphones. As demais operadoras teriam admitido que estudam adotar a mesma tática em breve.

Na nota, a Anatel informou que o objetivo da suas solicitação “é garantir que os consumidores tenham seus direitos assegurados e sejam informados, de modo antecipado, amplo e transparente, sobre mudanças”.

A Agência Nacional de Telecomunicações explicou ainda que as regras do setor permitem às empresas adotar várias modalidades de franquias e de cobranças. No entanto, segundo o RGC (Regulamento Geral de Direitos do Consumidor de Serviços de Telecomunicações), qualquer alteração em planos de serviços e ofertas deve ser comunicada ao usuário, pela prestadora, com antecedência mínima de 30 dias.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!