Governo disponibiliza número gratuito para denúncia de estupro

Em Nova Andradina, seis pessoas foram condenadas em menos de 10 meses. Outros 25 casos seguem em andamento

Da Redação


O quadro Você Sabia? desta semana traz uma informação muito importante, especialmente com a reincidência de casos registrados em nosso município.

Você sabia que o Governo Federal disponibiliza um número gratuito para denúncia de estupro?

O Disque 100 é um canal de denúncia da Mulher, Família e dos Direitos Humanos, trata-se de mais um serviço de proteção a crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.

Ele funciona diariamente, das 8h às 22h, e qualquer pessoa pode prestar uma queixa, seja menor ou maior de idade.

O serviço também recebe denúncias que envolvem violação de direitos de grupos considerados vulneráveis, como minorias e a comunidade LGBTQ+.

Ao fazer a ligação, você relata o caso e eles registram sua denúncia. Ela é encaminhada para o órgão responsável e depois há um monitoramento do Disque 100, para os próximos passos.

Seis já foram condenados em 2019

Além de casos em andamento na Comarca de Nova Andradina (25 ao todo), dados obtidos pelo Jornal da Nova mostram que seis pessoas foram condenadas neste ano de 2019 por estupro ou tentativa de estupro no município.

Leia também

|Estupro: seis já foram condenados em Nova Andradina em menos de 10 meses

 

A reportagem teve acesso aos processos e sentenças condenatórias e traz detalhes sobre os crimes julgados pela Vara Criminal do Poder Judiciário da Comarca local, guardando a privacidade das testemunhas e vítimas envolvidas, já que ambas são protegidas pela lei. Todos os casos foram julgados pela juíza da Vara Criminal, Cristiane Aparecida Biberg de Oliveira.

Disque 180

Além do Disque 100, o governo possui ainda o Disque 180, número da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, estritamente reservado para casos de abuso e agressão contra mulheres.

A denúncia pode ser feita 24h, por qualquer pessoa (e de forma anônima), de qualquer lugar do Brasil e de outros 16 países (Argentina, Bélgica, Espanha, EUA (São Francisco), França, Guiana Francesa, Holanda, Inglaterra, Itália, Luxemburgo, Noruega, Paraguai, Portugal, Suíça, Uruguai e Venezuela).

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!