Em MS, ministro da Saúde reforça empenho por HRs de Campo Grande, Dourados e Três Lagoas

Da Redação


O Governo de Mato Grosso do Sul e o Ministério da Saúde estão empenhados na reestruturação do sistema regional de saúde no Estado. Nesta sexta-feira (18), durante a inauguração da Casa da Saúde “Dr. Carlos Alberto Jurgielewicz”, em Campo Grande, o ministro Luiz Henrique Mandetta reforçou ação conjunta para obras de reforma do Hospital Regional de Mato Grosso do Sul (HRMS), na Capital, e de construção e ativação dos hospitais regionais de Dourados e Três Lagoas.

“Eu e o governador Reinaldo Azambuja vamos arrumar o Hospital Regional (Campo Grande) que desde que inaugurou (1997) nunca passou por reforma. Vamos colocar ali uma condição boa de trabalho. Vamos fazer a primeira etapa do Hospital Regional de Dourados e o Hospital da Mulher, com 280 leitos. Vamos fazer o Hospital Regional de Três Lagoas e duas estruturas regionais menores no Estado, uma em Costa Rica e outra no Sudoeste. Vamos tirar do papel os projetos e deixar todo o MS arrumado”, anunciou.

As obras dos HRs de Dourados e Três Lagoas já estão em andamento. “Nos unimos para buscar melhorias e ficamos contentes por estarmos construindo hospitais, ampliando leitos e disponibilizando equipamentos para os hospitais citados e também para a Santa Casa de Corumbá. Além disso, vamos finalizar também o Hospital de Câncer de Campo Grande. Isso para nós extremamente relevante porque saúde é maior demanda da sociedade”, disse Reinaldo Azambuja, agradecendo a parceria nas 79 cidades de MS.

Antes de reiterar os investimentos em MS durante agenda em Campo Grande, o ministro da Saúde esteve em Dourados para liberar repasse de R$ 26,7 milhões para 35 municípios da região sul do Estado. Os recursos possibilitarão a ampliação da oferta de serviços na rede hospitalar de urgência e emergência, como realização de cirurgias, exames, atendimentos, habilitação de leitos, entre outros. O recurso contempla ainda a aquisição de equipamentos hospitalares, como ultrassom e raio X, além de incremento para atenção primária.

Casa da Saúde

A Coordenadoria Estadual de Assistência Farmacêutica Especializada, conhecida como Casa da Saúde, foi fundada em 1999. Desde então, tem se consolidado como uma importante estratégia para a garantia do acesso a medicamentos do SUS, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h às 19 horas. Dos 60 mil pacientes cadastrados, atualmente 35 mil estão ativos. “De janeiro a setembro atendeu 180 mil pessoas e distribuiu 7,5 milhões de unidades de medicamentos”, destacou o governador. 

Para proporcionar melhores condições de atendimento à população, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) transferiu a unidade da Rua Bahia para o bairro Cabreúva, no prédio da antiga Escola Riachuelo. Para o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, no novo endereço a população tem mais dignidade no atendimento, rapidez e conforto. “Essa mudança era extremamente necessária diante da estrutura do local, o que atinge diretamente os serviços oferecidos ali. Temos mais espaço, mais comodidade e qualidade para os usuários”, disse.

Também participaram da inauguração do novo espaço os secretários estaduais Eduardo Riedel, Carlos Alberto de Assis e Pedro Chaves. Além deles, os deputados Luiz Ovando (federal) e Herculano Borges (estadual). Familiares do médico Carlos Alberto Jurgielewicz, homenageado (in memoriam), também marcaram presença no evento. Com Subsecretaria de Comunicação 

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!