Vereadores poderão trocar de partido sem risco de perder o mandato

“Janela Partidária” será aberta em abril de 2020 e promete movimentar a Câmara Municipal de Nova Andradina

Da Redação


Você sabia que os nossos vereadores poderão trocar de partido sem o risco de perderem os seus respectivos mandatos? Mas, só em abril de 2020, quando será aberta a chamada “Janela Partidária”.

O dispositivo foi autorizado Tribunal Superior Eleitoral e estabelece o prazo de 30 dias para que os parlamentares possam efetuar a mudança. A regra não vale para prefeitos e vices, que podem migrar de partido normalmente no exercício do mandato.

O prazo termina seis meses antes da data em que está marcado o pleito, desta forma, detentores de mandato eletivo, em cargos proporcionais, podem trocar de legenda nos 30 dias anteriores ao último dia do prazo para filiação partidária.

Em Nova Andradina, a “Janela” promete movimentar a composição da Câmara Municipal, principalmente por conta do fim das coligações nas chamadas “chapas” de vereadores, que antes podiam agregar candidatos de diferentes siglas.

A partir de agora, cada legenda deverá possuir uma chapa completa de candidatos próprios, a exemplo do que fez o PDT em Nova Andradina nas eleições municipais de 2016, elegendo dois representantes.

Essa nova exigência é o que pode motivar, por exemplo, a saída de Antônio Tomaz, atualmente vereador eleito no PV e que, em 2016, alcançou uma vaga em uma composição com o PT e outras agremiações.

Mas não é só essa a motivação. Muitos buscam novos partidos para alçar voos maiores, como é o caso do vereador Marião da Saúde, que deve deixar o PL para rumar ao PSB, visando ser candidato a prefeito.

Desde que foi reeleito, Quemuel de Alencar, hoje no PDT, flerta com o PSDB. Uma eventual saída do prefeito Gilberto Garcia do PL também pode fazer com que outros parlamentares busquem novos ares em 2020.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!