''Janela'' abre esta semana e vereadores podem trocar de partido em Nova Andradina

No entanto, parlamentares tendem a aguardar até o último dia para oficializar a mudança

Da Redação


Está chegando a hora! Nesta quinta-feira (5) será aberta a tão aguardada “Janela Partidária” para que os vereadores que desejam disputar as próximas eleições possam trocar de legenda sem o risco de perder o mandato.

E você sabia que, em Nova Andradina, alguns dos 13 vereadores podem aproveitar a medida para ingressar em novas siglas? No entanto, a expectativa é de que as mudanças sejam oficializadas somente na reta final do período, por volta do dia 3 de abril.

Campeão de votos em 2016, Quemuel de Alencar é um deles. Desde que foi reeleito pelo PDT, nunca escondeu o desejo de ir para o PSDB, mesmo com o “namoro” esfriando no caminho. Mas, com a possibilidade de ser candidato a vice, outros rumos podem ser tomados.

Já Marião da Saúde, em seu terceiro mandato pelo PL, depois de “flertar” com algumas legendas, foi anunciado como “o nome” do PSB para disputar a Prefeitura de Nova Andradina em 2020.

Já, do PSDB, Valmirá do Pax afirmou em entrevista ao Jornal da Nova que deixará o ninho tucano, revelando, ainda, a possibilidade de o colega João Dan abandonar o partido do governador Reinaldo Azambuja.

Eleito pelo PV, Tomaz, por sua vez, se vê “obrigado” a mudar de partido, por conta da minirreforma eleitoral, que acabou com as coligações entre legendas nas chapas de candidatos a vereador.

Como cada partido deve lançar uma chapa própria, o PV não teria estrutura suficiente para lançar um número mínimo de candidatos com potencial de voto para, deles, conseguir eleger ao menos um, no caso, Tomaz, hipoteticamente falando.

Por fim, quem também pode mudar de partido nesta janela é o vereador Wilson Almeida, em rusgas com o PT desde que assumiu seu primeiro mandato, sendo ameaçado, inclusive, de ser expulso.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!