Durante operação em comércios, PMA, Decon, Procon e Vigilância Sanitária apreendem 193 kg de pescado

Da Redação


Na manhã desta sexta-feira (17), iniciou-se uma operação conjunta entre a PMA (Polícia Militar Ambiental) de Campo Grande, a Decon (Delegacia de Polícia Civil do Consumidor), o Procon (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) e a Vigilância Sanitária da Capital visando a fiscalização nas peixarias e outros estabelecimentos que comercializem pescado, concluída no final da tarde.

Cada órgão fiscalizava sua área de interesse e todos em defesa do interesse da população, que é adquirir o produto sanitariamente adequado e dentro das especificações técnicas. Foram fiscalizadas duas peixarias, uma no Jardim Colibri e outra no bairro Parati, além de um supermercado de uma grande rede na aAvenida Afonso Penna, sendo fiscalizados 3,2 mil quilos de pescado.

Na parte da fiscalização relativa as normas ambientais sob fiscalização da PMA não foram encontradas irregularidades, contudo, nas duas peixarias foram encontradas irregularidades sanitárias, bem como de defesa do consumidor com autuações pelo Procon e Decon e Vigilância Sanitária.

 

Em uma peixaria, 107 quilos de pescado foram apreendidos pelo Procon e Decon por não haver preços e por falta de especificação do produto nas embalagens. Esse pescado também foi apreendido pela Vigilância Sanitária por problemas de armazenamento e embalagem. Pelo mesmo motivo, 86 quilos de pescado foram apreendidos na peixaria do bairro Parati.

Para a PMA, a fiscalização nos estabelecimentos que trabalham com pescado, não só peixarias, mas também supermercados, restaurantes e outros, objetiva principalmente a prestigiar quem trabalha legalmente e punir os ilegais, que acabam promovendo a pesca predatória ao adquirirem pescado dessa atividade criminosa, e ainda, constituindo uma concorrência desleal com quem trabalha dentro da lei.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!