Polícia Ambiental de Três Lagoas autua dois pescadores por pesca ilegal

Também foram apreendidos 14 quilos de pescado, barco, motor e 300 metros de redes de pesca

Luis Gustavo, Da Redação


Policiais Militares Ambientais de Três Lagoas realizam fiscalização no rio São Domingos na parte a montante da Usina, no município de Água Clara e autuaram dois pescadores por pesca ilegal. O primeiro foi abordado pescando em frente a um rancho pesqueiro e no freezer do rancho foram encontrados dois exemplares de peixes da espécie piau e piapara, ambos abaixo das medidas permitidas, que o pescador havia capturado.

O pescado, pesando três quilos, foi apreendido. Os Policias efetuaram auto de infração administrativo e aplicaram multa no valor de R$ 760 contra o autuado. O pescador, de 41 anos, residente em Água Clara, também responderá pelo crime ambiental de pesca predatória. A pena para este crime é de um a três anos de detenção.

No mesmo rio, os policiais autuaram outro infrator, de 38 anos, por pescar sem a licença ambiental. Ele havia capturado somente sete exemplares de peixes, pesando cinco quilos. Com o pescador, residente em Água Clara, foram apreendidos um barco e um motor de popa elétrico e três carretilhas com varas. Os policias efetuaram auto de infração administrativo e aplicaram multa no valor de R$ 600 contra o autuado.

A pesca sem licença não é crime ambiental. Trata-se apenas de infração administrativa. Pagando a multa, o infrator poderá ter o material apreendido restituído. O peixe será doado para instituições filantrópicas.

Petrechos ilegais

A equipe retirou do rio 10 redes de pesca, medindo aproximadamente 300 metros, que estavam armadas ilegalmente próximas de onde foram abordados os pescadores. Além das redes, 18 anzóis de galho foram cortados e retirados do rio. Os infratores que armaram as redes não foram localizados e nem identificados. Foram soltos em torno de seis quilos de peixes vivos que estavam presos aos petrechos ilegais.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!