Caixa vai manter contas da Poupança Social Digital e busca ampliar serviço na internet

Da Redação


O sucesso das contas digitais da Caixa Econômica Federal fez o banco planejar um futuro cada vez mais online. A Poupança Social Digital, que está sendo usada por milhões de brasileiros para receber o auxílio emergencial, será usada também para o depósito de outros benefícios sociais no futuro. A ideia da Caixa é usar a situação para colocar em prática o plano de digitalização dos serviços financeiros. Uma tendência que atinge vários outros setores do mercado brasileiro.

Essa notícia veio no início deste ano, logo após o pagamento da última parcela do auxílio. O benefício foi disponibilizado para a população, ainda em 2020, por meio da Poupança Social Digital. Esse serviço funciona como uma conta digital gratuita, em formato de poupança, que pode ser aberta pelo aplicativo Caixa Tem. Além da facilidade que costuma existir nas contas digitais, o serviço também possui um pequeno rendimento mensal.

Isso significa que a Caixa deu mais um passo para se aproximar dos serviços prestados pelos bancos digitais. Essa tendência está mudando o mercado financeiro brasileiro, principalmente com o sucesso de empresas como o NuBank e o Banco Inter, que não possuem agências físicas e são 100% online. A ideia do banco público é continuar esse processo de digitalização, que começou com as lotéricas.

Ainda em 2018, a Caixa lançou o Portal Loterias Online, que funciona como uma lotérica virtual. A plataforma permite que as pessoas apostem nos principais jogos da casa, como a Mega-Sena e a Lotofácil, pela internet. Essa iniciativa da instituição foi uma forma de acompanhar uma tendência do mercado, que está ficando cada vez mais digital. Ainda na área das apostas, os cassinos online podem servir de referência para mostrar essa digitalização. O site VegasSlotsOnline explica que os principais jogos de cassinos já possuem uma versão virtual, desde a roleta até mesmo as slots machines. Na verdade, essas máquinas caça-niqueis digitais costumam ser temáticas e até mais divertidas de se jogar do que as tradicionais. Outros setores, como o streaming de música e de filmes, seja o Spotify ou a Netflix, também estão cada vez mais presentes na internet para o uso das pessoas.

Planos para o digital

Tudo isso que falamos mostra que o caminho de digitalização da Caixa é algo acertado, e o sucesso da Poupança Social Digital é a maior prova disso. Em novembro do ano passado, o banco ultrapassou a marca dos 100 milhões de contas digitais. A ideia agora é manter o serviço para que as pessoas possam receber o depósito de outros benefícios sociais no futuro, sem qualquer complicação ou burocracia.

Entretanto, o plano de digitalização da Caixa não fica apenas nessas poupanças sociais. Em anúncio oficial realizado em novembro do ano passado, a instituição confirmou que planeja abrir um banco digital nos próximos meses. A ideia é criar algo separado da Caixa, realizando uma abertura de capital no Brasil e no exterior. Assim, seria possível oferecer aos brasileiros mais uma opção para cuidar do dinheiro pela internet, sem o uso de agências ou caixas eletrônicos.

Apesar de ser uma iniciativa interessante, não será fácil colocá-la em prática. Além de precisar da autorização do Banco Central, algo que não deve ser complicado, a Caixa também vai precisar oferecer um bom serviço. Afinal, a disputa no mercado será intensa, pois o Brasil é conhecido mundialmente pelo campo das fintechs, que são empresas de tecnologia voltadas para o mercado financeiro.

Mercado em alta

Olhando pelo lado positivo, o momento é ideal para apostar na criação de um banco totalmente digital. Em 2020, o número de clientes que abriram conta neste tipo de serviço cresceu consideravelmente. Cerca de 43% dos brasileiros já aderiram a algum banco digital, seja utilizando como conta principal ou apenas testando a funcionalidade do serviço. É um número importante e que encoraja este mercado.

Um caso de sucesso é o NuBank, que começou como um serviço de cartão de crédito e, atualmente, é uma referência de banco digital no Brasil e no mundo. A empresa encerrou o ano passado com um crescimento de 54% no volume de transações, e com mais de 26 milhões de clientes. Ou seja, o banco dobrou quase que todos os números que registrou em 2019. Um resultado de causar inveja em muitas intuições tradicionais.

A Caixa Econômica Federal parece ter enxergado o potencial que a internet possui, principalmente após deixar em definitivo as contas da Poupança Social Digital. O serviço foi um sucesso e pode ser interpretado como um passo importante para a digitalização do banco público. Agora, o objetivo é crescer neste mercado virtual, o que não será fácil, mas que mesmo assim pode trazer bons resultados no futuro.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!