PF prende no Galeão foragido de operação contra o tráfico no Mato Grosso

Homem estava com aproximadamente R$ 50 mil e celulares

Da Redação


Agentes da Delegacia Especial no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão prenderam nesta terça-feira (17) um foragido da Operação Margens Plácidas, deflagrada pela Delegacia da Polícia Federal em Cáceres (MT).

A operação desarticulou um grupo que atuava no transporte de cocaína do Estado do Mato Grosso para a região Sudeste.

Segundo a PF, o preso tentava fugir do Rio de Janeiro em voo doméstico para São Paulo quando foi surpreendido por policiais federais.

Com o preso foi encontrada uma quantia aproximada de R$ 50 mil em dinheiro e telefones celulares.

O homem foi encaminhado para esta Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro e responderá pelo crime de tráfico de drogas.

Operação

Ontem foi deflagrada a segunda fase da Operação Margens Plácidas, com o objetivo de desarticular uma célula criminosa especializada no tráfico de drogas a partir da fronteira do Mato Grosso com a Bolívia.

Foram cumpridos cinco mandados de busca em Cuiabá, Tangará da Serra, Sinop e São Paulo (SP), com o emprego de cerca de 22 policiais federais.

As investigações tiveram início a partir de informações de que um indivíduo estaria utilizando documento de identidade falso para gerir empresa cuja conta bancária servia para movimentar valores em proveito do tráfico. O documento utilizado seria de um laranja e a empresa serviria para ocultar a identidade dos verdadeiros perpetradores do crime.

Outros suspeitos atuariam na manutenção da estrutura usada para dissimular a origem dos valores auferidos com a prática do delito, figurando como sócios ou proprietários de empresas de fachada e usufruindo dos valores obtidos de forma ilegal.

Por meio de análise financeira, foi possível constatar que o líder do grupo teria sido o articulador do transporte de 330 quilos de cocaína apreendidos pelo Gefron (Grupo Especial de Fronteira), em 19 outubro de 2020, na cidade de Barra do Bugres (MT). Naquela ocasião, apenas o motorista foi preso e conduzido para a Superintendência Regional de Polícia Federal em Mato Grosso para lavratura do flagrante.

As investigações seguem diretriz de trabalho pautada pela identificação de lideranças e descapitalização do grupo criminoso.

O nome da operação faz alusão à faixa de fronteira do estado de Mato Grosso e aos esforços voltados à manutenção da ordem e da paz na região.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!