Bonito é um dos 100 destinos mais sustentáveis do mundo

Na lista elaborada pela Green Destinations, que avalia ‘economia verde’, está Fernando de Noronha

O Progresso


O Ministério do Turismo divulgou ontem a classificação dos 100 destinos mais sustentáveis do Mundo, entre os quais figuram a cidade sul-mato-grossense de Bonito e o Arquipélago de Fernando de Noronha, na região nordeste do País.

Bonito obteve uma pontuação excelente, com 38 pontos, em se tratando da infraestrutura que a cidade oferece, apenas três pontos atrás de Fernando de Noronha, que obteve 41 pontos.

Segundo o Ministério do Turismo, a cidade de Bonito foi reconhecida como um dos 100 destinos mais sustentáveis no mundo, em uma lista elaborado pela organização internacional Green Destinations.

A seleção foi feita por 30 especialistas com base em seis critérios: natureza; meio ambiente; cultura e tradição; bem estar social; economia verde e política de turismo verde certificada, sendo esta última o critério de maior peso.

O diretor de pesquisa do ministério, Albert Salman, afirma que a lista Global Top 100 é um reconhecimento aos destinos que trabalharam duro para fazer a diferença e levaram a sustentabilidade a sério. A lista com a pontuação de cada um dos 100 escolhidos está publicada na página da Green Destinations – greendestinations.info.

Para o ministro do Turismo, Vinicius Lages “o tema da sustentabilidade é absolutamente ligado à competitividade. O Brasil avançou muito nisso, e hoje temos práticas de gestão da eficiência energética, da água, de resíduos. Queremos tornar isso uma referência para o turismo brasileiro e um estímulo ao turismo consciente”.

A lista não oferece um ranking simples do primeiro ao centésimo colocado. Em vez disso, os destinos podem ser ranqueados de diferentes formas pelos internautas, dentro de quatro grandes grupos: África, Américas, Europa e Ásia-Pacífico.

No grupo América, no Brasil, constam apenas Bonito e Fernando de Noronha como destinos mais sustentáveis e, na América do Sul, Rapa Nui e Lago Llanquihue, no Chile; Santuário Natural Otún-Quimbaya, na Colômbia e Lago de Chaluacocha, no Equador.

Ao divulgar a colocação de Bonito no ranking do Green Destinations, o ministro elencou melhorias promovidas pelo Governo Federal no município, como o repasse de R$ 4,8 milhões para obras de pavimentação e drenagem em área de grande impacto turístico e que o montante total chega a R$ 39,4 milhões nos últimos 10 anos.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!