150 minutos de atividade física semanal podem ajudar a melhorar o funcionamento do sistema imune

Para quem deseja permanecer no isolamento, medida é bem-vinda e facilita cuidado com saúde dentro de casa

Da Redação


150 minutos de atividade física de intensidade moderada e frequência semanal são o suficiente para ajudar o organismo a evitar a morbidade e combater uma eventual infecção pelo vírus da Covid-19. É o que afirma Bruno Gualano, do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da USP, em entrevista ao Jornal da USP no Ar 1ª Edição. 

Segundo ele, a prática regular de exercícios físicos desenvolve no corpo uma “proteção natural", que é capaz de tornar mais eficaz a ação do sistema imunológico contra patógenos como o sars-cov-2. 

O exercício físico interfere no equilíbrio químico do corpo, afetando a presença de citocinas, substâncias que agem a favor de um mecanismo anti ou pró-inflamatório. A quantidade e a frequência das atividades são importantes, pois determinam se a dose será benéfica ou maléfica.

Exercícios muito pesados, por exemplo, se praticados sem a instrução correta e com frequência exagerada, podem aumentar a propensão a infecções, ao invés de ajudar o corpo. Isso pode ocorrer principalmente nos indivíduos de idade avançada. Por isso, é muito importante o planejamento e a dosagem correta.

Os 150 minutos de exercícios moderados, do tipo que te deixa ofegante, são a melhor recomendação para quem deseja aumentar a eficácia do seu sistema imunológico. Nesse tempo, todo tipo de ação física pode colaborar para preenchê-lo. Subir escadas, carregar compras ou mesmo programar exercícios aeróbicos para fazer dentro do quarto são opções para quem deseja se manter saudável, sem precisar ir à academia.

Aderir a essa rotina é manter-se seguro dentro do isolamento. Apesar de abertas e seguindo recomendações, as academias ainda apresentam riscos inevitáveis. O ideal para continuar protegido é consultar qualquer profissional formado em um curso de educação física, que possa fornecer dicas e planos para a prática de exercícios físicos em casa.

A vacinação contra a Covid-19 segue estável e o quadro geral tem potencial para grandes melhoras, mas especialistas ainda afirmam que a normalidade pode ser alcançada apenas em meados de 2023. Até que a situação possa ser considerada estável, é necessário continuar tomando todos os cuidados necessários. 

A prática de exercícios físicos em local controlado e seguro pode não só aumentar a resistência do organismo, como também gerar um quadro de saúde física e mental mais bem preparado, para encarar as adversidades da situação de crise sanitária, que ainda pode durar um longo período.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!