Tratamento com células-tronco se mostram eficazes contra doenças em pets

Confira a seguir como o tratamento com células-tronco se mostram eficazes contra doenças em pets e confira como acontece todo o processo!

Da Redação


Assim como acontece com os seres humanos, o tratamento com células-tronco também estão sendo eficazes contra doenças em pets.

Esses tratamentos podem ser usados para a diminuição de dores, por exemplo, que diversas doenças podem causar. Animais que possuem hipoplasia de medula, úlcera de córnea, doença renal crônica e outras, podem encontrar uma nova qualidade de vida através do tratamento com células-tronco.

Hoje vamos falar um pouco mais sobre esse processo para que você consiga entender. Confira a seguir!

Ação das células-tronco nos pets

As células-tronco agem diretamente no foco da dor do paciente, recuperando a lesão causada pela inflamação decorrente da doença. Esse tratamento faz com que o tempo de recuperação seja diminuído, e com isso, leva bem-estar ao paciente.

Segundo veterinários, existem vários tipos de células-tronco e de tratamentos a partir deles, mas a mais comum de serem usadas são as do tipo mesenquimais, que ficam na medula óssea.

As células-tronco agem na recuperação do tecido, já que funcionam diretamente no microambiente celular. As células-tronco secretam biofatores diferentes dependendo do tecido ou órgão lesionado. Elas agem no processo de reversão da morte celular.

Como acontece a avaliação para início do tratamento?

Segundo veterinários, a partir da primeira consulta do paciente, acontece uma avaliação sobre o início do tratamento com células-tronco.

Se você possuir um plano de saúde para cachorro, essa avaliação poderá ser ainda mais completa, podendo detalhar as causas do problema.

Esse tratamento pode atuar de diversas formas, dependendo da doença. Entre as principais formas, estão a regeneração do tecido, angiogênese, estímulo para a proliferação de células do órgão lesionado, imunomodulação e neuroproteção.

O tratamento com células-tronco pode ser feito em todos os animais, e ele impede que outros órgãos e tecidos sejam destruídos, fazendo com que haja crescimento de novas células e novos vasos sanguíneos. Assim, os tecidos do animal são mantidos.

Em todos os processos inflamatórios que podem acontecer no organismo, as proteínas inflamatórias são liberadas. O trabalho das células-tronco é absorver essas proteínas e produzir citocinas anti-inflamatórias para evitar a destruição dos tecidos e diminuir a inflamação.

Um dos tratamentos com células-tronco frequentes são em casos de osteoartroses, onde o tecido cartilaginoso é afetado. Esse tecido pode sofrer lesões, fazendo com que o animal perca algumas movimentações do corpo, levando a quedas.

Quais os benefícios do tratamento com células-tronco em doenças em pets?

Segundo veterinários, os grandes benefícios do tratamento com células-tronco contra doenças em pets é justamente diminuir as inflamações dos tecidos e as lesões dos órgãos, fazendo com que o animal não sinta mais dores ou que elas sejam diminuídas.

Algumas outras doenças, como lesões nos olhos, alergias ou doenças autoimunes também podem caracterizar o início do tratamento com células-tronco. Além disso, o tratamento contra fraturas também podem ser eficazes para os pets.

O tratamento pode ser feito em animais que possuem sequelas de algum problema neurológico, ou então em casos de feridas profundas e queimaduras. As células-tronco ajudam a manter a homeostase dos tecidos.

Todos esses tratamentos devem ser acompanhados de um médico veterinário, e nenhum deles pode ser iniciado sem prescrição médica. Isso porque é um tratamento intravenoso, e somente pessoas habilitadas podem fazê-lo.

Essas foram algumas das comprovações de que o tratamento com células-tronco se mostram eficazes contra doenças em pets. Se você observar algum problema no seu animal, leve-o até um veterinário e espere a avaliação para iniciar o tratamento. Por Jeniffer Elaina, do site PlanoDeSaude.net.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!