Cuidados com cachorros: conheça os alimentos proibidos para os cães

Enquanto muitos alimentos são totalmente seguros, outros representam verdadeiro perigo

Da Redação


A alimentação de animais domésticos, como os cães, não se resume somente à ração. Embora deva-se evitar certos tipos de alimentos, esses animais podem e devem consumir frutas e vegetais, assim como os seus donos humanos. Mas é preciso ter atenção: enquanto muitos alimentos são totalmente seguros para os bichanos, outros representam verdadeiro perigo.

Para introduzir novos alimentos na dieta do seu animal de estimação, o ideal é começar aos poucos. Mudanças bruscas podem causar reações indesejadas, como vômitos e diarreia. Portanto, é fundamental aprender quais frutas e vegetais o seu pet pode comer. Na dúvida, é melhor sempre consultar um veterinário de confiança.

Mas, afinal, o que o meu pet não pode comer? Preparamos uma lista com alimentos tóxicos que podem custar a saúde do seu bichano.

1) Chocolate

Sabe quando você está comendo uma barra de chocolate e o seu cachorro aparece com aquela expressão de pena, quase como pedindo um pedaço? Pois bem, nunca se deixe convencer e dê chocolate para ele. Afinal, o chocolate contém um estimulante chamado teobromina, que aparece em maior quantidade no chocolate amargo, e que pode ocasionar insuficiência renal nos cães. 

2) Abacate

Embora seja considerado um alimento saudável para humanos, o abacate é muito perigoso para o organismo dos cães. Suas folhas e sementes contêm persina, uma toxina que pode causar vômitos e diarreia nos cachorros. O interior carnoso da fruta não tem tanta persina quanto o resto, mas ainda pode representar um perigo para o seu pet. Então, é melhor não arriscar.

3) Uva e uva-passa

Tanto a uva, quanto a uva-passa, são tóxicas para os cães. As uvas são tão tóxicas que podem levar a um quadro de insuficiência renal aguda no seu animal de estimação. É preciso estar atento a tudo o que os pets comem, porque a uva-passa, por exemplo, está presente em muitos dos alimentos que gostamos de consumir, como bolos, biscoitos e cereais. Também é preciso prestar atenção a outros fatores associados ao bem-estar do bichano, como os medicamentos regulares, como o Bravecto 4,5 a 10kg, entre outros.

4) Álcool

O álcool tem um enorme impacto sobre os cães, mesmo em doses pequenas. A bebida não apenas causa intoxicação, da mesma forma como acontece com humanos, mas pode levar a doenças, diarreia e até mesmo a danos no sistema nervoso central.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!