Vídeo: Reajuste de tarifa de energia elétrica que entraria em vigor no dia 8 em MS é adiado

Da Redação


O processo de RTA (Reajuste Tarifário Anual) que surtiria efeitos a partir de sexta-feira (8), foi adiado em decisão nesta terça-feira (5), da diretoria da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

O pedido pela concessionária Energisa MS ocorre após intensas negociações com o Concen em soma de esforços para atenuar os impactos ao consumidor, previstos na casa dos dois dígitos.

“Ontem mesmo tivemos rodada com a área técnica da Aneel e alinhamos com a Energisa para seguirmos com as negociações. Consideramos que qualquer percentual para amenizar o efeito ao consumidor é muito importante. Com o adiamento, ganhamos um fôlego para buscar possibilidade de redução em cada rubrica possível”, diz a presidente do Concen, Rosimeire Costa.  Após gestão do Conselho, a Justiça Federal decidiu no dia 7 de março sobre a devolução de impostos cobrados de forma indevida pela Fazenda Federal (com ICMS na base do PIS e Cofins), o que já atenua o índice.

No RTA 2021 o aumento médio ao consumidor da área de concessão foi de 8,9% sendo que parte do índice foi diferida para o ano seguinte.

O adiamento do aumento se dará até que “as medidas para RTA estejam aptas”, de acordo com a Aneel. Nas próximas semanas devem ser ajustados os pontos que vão contribuir para a queda do índice. Confira a decisão aqui

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!