Vale a pena contratar um plano de saúde barato?

O plano de saúde barato é interessante para algumas pessoas, afinal, permite poupar dinheiro. Mas, será que sempre vale a pena contratar um plano de saúde barato? Confira!

Da Redação


Uma pergunta que muita gente se faz é como cuidar da saúde gastando pouco. Existem diferentes perguntas, mas quando se trata de procedimentos médicos, as respostas são restritas.

Ter um plano de saúde barato é uma saída para ter acesso a médicos e outros procedimentos sem pesar no bolso.

É claro que o valor a ser pago varia bastante e para alguns o que é mais em conta para outros pode ser caro. Por isso, consideramos os valores das assistências médicas disponíveis no mercado para avaliar se realmente compensa pagar menos por esses serviços.

Se pesquisar bastante encontrará o plano de saúde mais barato do Brasil, mas será que ele atenderá as necessidades?

Vantagens do plano de saúde mais barato

Se existe um plano de saúde mais barato é porque tem procura por ele. Ele acaba proporcionando alguns benefícios que são interessantes. Conheça alguns!

  1. Economizar dinheiro

Talvez o primeiro fator que devamos falar é sobre economia. Um plano mais barato permite ter acesso aos serviços sem pagar muito.

Com ele não terá o orçamento muito comprometido e fica mais fácil de fazer caber nas contas.

  1. Rapidez para ser atendido

O plano de saúde tem um atendimento mais rápido que o serviço público. A marcação de consultas é descomplicada, podendo até mesmo ser online.

No dia agendado basta ir até o local para fazer a consulta ou exame. Além disso, há a possibilidade de ser atendido pela telemedicina.

Todos os procedimentos são mais rápidos, em poucos dias já terá realizado tudo o que precisa.

  1. Segurança de atendimento

Com um plano de saúde barato sabe que se precisar será atendido. Além da rapidez existe a certeza de contar com o serviço.

Outro ponto é que não precisará pagar mais por isso, essa é uma segurança financeira incalculável.

  1. Ter melhor saúde

Uma das vantagens é poder ter acesso a cuidados preventivos. Dessa forma é possível cuidar melhor da saúde e se prevenir de possíveis doenças.

Muitos planos já focam na medicina preventiva, ela é orientativa e os médicos buscam atuar dessa forma. O diagnóstico é rápido e permite tratar possíveis enfermidades antes que o quadro evolua.

Desvantagens do plano de saúde mais barato

Se por um lado existem as vantagens do plano de saúde barato, também há pontos que não são tão atrativos.

  1. Outros serviços que não são planos de saúde

Algumas empresas tiram proveito da falta de conhecimento do consumidor e vendem seus serviços como planos de saúde. Esses serviços de assinatura funcionam de forma bastante diferente.

Se paga todos os meses um valor baixo e quando precisa usar um procedimento na rede cadastrada ganha desconto. É preciso ficar atento na hora de contratar para não cair em armadilhas.

  1. Procedimentos restritos

Um plano de saúde barato costuma oferecer menos procedimentos. Ele pode ser apenas ambulatorial ou hospitalar o que restringe o tipo de atendimento prestado.

Além disso, a rede credenciada é mais enxuta, existem menos médicos e laboratórios credenciados. Esses nem sempre estão tão perto da pessoa que usa os serviços.

  1. Não encontrar com tanta facilidade

Existem diversas operadoras de saúde no mercado, mas nem sempre possuem um plano de saúde barato. Elas trabalham com valores médios e a procura por um serviço mais acessível é maior.

Isso não significa que não encontrará, mas os esforços na busca são maiores.

Vale a pena contratar um plano de saúde barato?

A resposta para essa pergunta é depende. O plano de saúde barato compensa para quem sabe quais são as suas necessidades e o que está adquirindo.

Por exemplo, quem precisa de cuidados preventivos e tem uma boa saúde, costuma ser bem atendido por um plano de saúde mais simples. Ele cabe no orçamento e oferece os cuidados necessários.

Ele não é tão interessante para quem precisa de cuidados completos ou quer uma cobertura ampla, por exemplo, que atende em todo o país. Nesse caso, não suprirá as necessidades e gerará insatisfação.

Isso significa que vale a pena contratar um plano de saúde barato se a pessoa entendeu o serviço e viu que ele supre as necessidades. Além disso, ele compensa bem mais quando as opções são uma assistência de baixo custo ou o serviço público.

Agora que sabe os prós e contras de um plano de saúde barato, consegue responder se ele é para você?  Jeniffer Elaina, especialista em planos de saúde no site PlanoDeSaude.net.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!