Check-up médico é indicado antes de começar a praticar exercícios físicos

A prática de atividade física somente é vantajosa quando existe a orientação de uma equipe multidisciplinar focada em na sua qualidade de vida

Da Redação


A atividade física tem sido muito recomendada pelos médicos e especialistas a fim de proporcionar um ganho na prevenção de doenças e na qualidade de vida das pessoas, independente da idade e das limitações físicas, sem contar os benefícios psicológicos como o aumento da disposição e da autoestima. Assim como orientam que antes mesmo de iniciar a prática de exercícios seja realizado um check-up médico para avaliar se existe algum fator de risco físico que possa comprometer a saúde do indivíduo. Tanto é que esta avaliação deve englobar principalmente o funcionamento do coração, pulmões, rins, glândulas, ossos e músculos.

A visita ao médico, antes de iniciar a prática de exercícios, deve ser bem objetivado, com foco na solicitação de exames como os cardiológicos específicos, principalmente o teste ergométrico, eletrocardiograma, ecocardiograma, holter, monitoramento ambulatorial da pressão arterial (MAPA) já que o coração é um dos órgãos mais solicitado nos exercícios, desta forma evitar mal-estar e até mesmo um infarto durante a atividade. 

A importância da conversa detalhada com o médico sobre dados como idade, peso, sedentarismo, comorbidades, sintomas e histórico médico familiar são fundamentais para saber o estado de saúde e a predisposição física. Outros exames também devem ser realizados como os de exames de sangue, para medição das taxas glicêmicas, colesterol, triglicérides, creatinina, sódio, potássio, uréia, vitamina B12, ferritina, entre outros.

Apresente os resultados laboratorias e a orientação do seu médico para o seu orientador físico, que deve complementá-las com avaliações de antropometria, dobras cutâneas, encurtamentos musculares e avaliação postural para assim poder traçar o treino adequado para seu perfil, inclusive evitar lesões ou distúrbios desnecessários.  

Ter o acompanhamento de uma nutricionista antes do início do treino, já que o bem estar físico não depende apenas da atividade física, a alimentação adequada antes e pós-treino deve ser respeitada para trazer ainda mais benefícios para o praticante. Inclusive esta profissional levará em consideração sua rotina, hábitos e objetivos e traçar um plano nutricional e suplementar, e indicar a necessidade de suplementos alimentares, como o BCAA e o Whey protein, entre outros. Com a avaliação e orientação de uma equipe multidisciplinar da saúde focados na sua qualidade de vida, você certamente ganhará mais confiança e motivação para a prática de exercícios.

Cobertura do Jornal da Nova

Quer ficar por dentro das principais notícias de Nova Andradina, região do Brasil e do mundo? Siga o Jornal da Nova nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram e no YouTube. Acompanhe!